Algumas ponderações caleidoscópicas sobre a formação de professores nas Licenciaturas em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.573

Palavras-chave:

Formação de professores. Licenciatura em Matemática. Desencontro, descompasso e abismo geracional.

Resumo

O presente artigo corresponde a um ensaio sobre a formação de professores nas Licenciaturas em Matemática tendo como foco a análise da (in)coerência entre a formação ofertada nas licenciaturas em Matemática (LM) e o perfil profissional esperado para atuação profissional do professor da disciplina escolar Matemática da Educação Básica. As ponderações caleidoscópicas correspondem a reflexões que serão conectadas como peças advindas de diferentes palestras proferidas e de outras produções que serão revisitadas para construção de uma visão sobre o assunto em questão. Nesse trabalho, serão apresentadas as ideias de desencontro, descompasso e abismo geracional. Por fim, o exercício da escrita desse texto permitiu identificar, por um lado, novos caminhos necessariamente multidisciplinares para explorar essas questões e, por outro, novas ideias a serem sistematizadas.  Palavras-chave: Formação de professores. Licenciatura em Matemática. Desencontro, descompasso e abismo geracional.

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

Cavalcanti, J. D. B. (2021). Algumas ponderações caleidoscópicas sobre a formação de professores nas Licenciaturas em Matemática. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 178–190. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.573