Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática
Resumo
Neste texto os autores abordam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática dos professores de Matemática, a partir de pressupostos teóricos do ensino da disciplina, bem como buscam conhecer as políticas públicas de formação continuada de professores para o uso das TIC e identificar as mais utilizadas no cotidiano das aulas de Matemática. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso, utilizando-se técnicas de questionário e observação aplicadas aos professores que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública municipal de Estância (SE). Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006) e Kenski (2006; 2007), dentre outros autores que fundamentam a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos inseridos e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento na prática pedagógica do professor de Matemática. Ao analisar a inserção das TIC nas aulas da disciplina por professores que participaram de cursos de formação continuada, foi possível a princípio perceber que as TIC são utilizadas na prática dos professores, mas, que, por outro lado, existem ainda docentes que permanecem alheios à inserção das TIC enquanto recurso pedagógico. Chega-se à conclusão que mesmo de forma esporádica, as TIC são utilizadas como recurso pedagógico, ocasionando algumas alterações na prática pedagógica dos professores de Matemática.
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