Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.575Palavras-chave:
Formação Continuada. Prática Pedagógica. Tecnologias da Informação e Comunicação.Resumo
Neste texto os autores abordam o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática dos professores de Matemática, a partir de pressupostos teóricos do ensino da disciplina, bem como buscam conhecer as políticas públicas de formação continuada de professores para o uso das TIC e identificar as mais utilizadas no cotidiano das aulas de Matemática. Optou-se por uma abordagem de pesquisa qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso, utilizando-se técnicas de questionário e observação aplicadas aos professores que lecionam a disciplina de Matemática em uma escola pública municipal de Estância (SE). Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2014), Castells (2006) e Kenski (2006; 2007), dentre outros autores que fundamentam a utilização das TIC no ensino de Matemática. A realização desse estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos inseridos e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento na prática pedagógica do professor de Matemática. Ao analisar a inserção das TIC nas aulas da disciplina por professores que participaram de cursos de formação continuada, foi possível a princípio perceber que as TIC são utilizadas na prática dos professores, mas, que, por outro lado, existem ainda docentes que permanecem alheios à inserção das TIC enquanto recurso pedagógico. Chega-se à conclusão que mesmo de forma esporádica, as TIC são utilizadas como recurso pedagógico, ocasionando algumas alterações na prática pedagógica dos professores de Matemática.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.