O lúdico e o ensino de Matemática nos anos iniciais: orientações à docência de acordo com alguns documentos

Autores

Palavras-chave:

Lúdico. Ensino de Matemática. Documentos. Docência.

Resumo

Neste artigo, busca-se problematizar os ditos sobre o lúdico e o ensino da matemática em alguns documentos que norteiam ou nortearam o trabalho dos docentes dos anos iniciais. Questiona-se: De que modo são propostas as relações entre o lúdico e o ensino da matemática em alguns documentos para a docência nos anos iniciais? Quais as orientações para os professores que ensinam matemática? Desenvolveu-se uma análise qualitativa em dois documentos que visam a formação continuada de professores dos anos iniciais: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2014) e o Pró-Letramento (2007). A partir dos materiais, propõe-se o grupo de análise: o potencial educativo dos jogos e das brincadeiras para a docência em matemática. Conclui-se que os ditos propostos a partir dos documentos analisados determinam o que e como ensinar, promovem modos de pensar a docência, de ensinar e aprender matemática e de produzir as subjetividades docentes.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Pozzobon, M. C. C., Moura, P. dos S., & Souza, K. L. (2023). O lúdico e o ensino de Matemática nos anos iniciais: orientações à docência de acordo com alguns documentos. Com a Palavra, O Professor, 8(22), 41–60. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/599