Leitura literária na educação básica: um relato do programa de Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.606Palavras-chave:
Escola. Ensino. Literatura. Lusofonia. Biblioteca. Formação.Resumo
Discutimos, neste texto, experiências de bolsistas e preceptores ligados ao subprojeto de Língua portuguesa no projeto de Residência Pedagógica da CAPES (RP) desenvolvido entre 09/2018 e 01/2020 na escola campo Zilda Arns, no Itapoã/Distrito Federal/Brasil, bem como ações de extensão no âmbito do projeto de extensão "Oficina de leitura Literária" sob a égide do ensino de literaturas em Língua Portuguesa (LsELP). As reflexões presentes neste artigo têm como principal objetivo verificar como a experiência do ensino de literatura contribui para a formação da cidadania ao ampliar o leque de formação de acadêmicos nos últimos semestres de licenciatura em Letras em diálogo com preceptores (professores da Educação Básica) e alunos da Educação Básica nas escolas campo descritas neste texto. Nossa hipótese é que a apresentação da literatura, especificamente, e da arte, em sentido amplo, contribui para a formação do cidadão. Para nós a apresentação de obras literárias a alunos/leitores na Educação Básica promove a valorização de identidades lusófonas em um processo dialético que contribui ativamente para a formação de alunos/leitores e, sobretudo, de futuros professores preocupados com a valorização da literatura em sala de aula. O artigo compreenderá diferentes relatos de experiência dos envolvidos nas ações da RP, e no projeto de extensão "Oficina de leitura literária", o que ajudará a pensar a formação de professores e a relevância das atividades da Residência Pedagógica neste contexto. As reflexões e ações desenvolvidas neste texto estão diretamente relacionadas à proposta Leitura e produção textual na formação e na prática docente do professor iniciante de português/literatura: uma proposta de ensino a partir da diversidade textual e literária vinculada à Residência Pedagógica, projeto financiado pela CAPES e, indiretamente, ao projeto de pesquisa Questões em torno do ensino de literaturas em língua Portuguesa no Distrito Federal, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal- FAP/DF.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.