Questões étnicas e raciais: uma proposta para o ensino de Ciências partindo da diversidade cultural de Povos Indígenas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.607Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Diversidade Cultural, EtnoconhecimentoResumo
O Ensino para a diversidade e o ensino multicultural são um dos temas que vem sendo amplamente discutido no meio educacional atualmente. A Lei 11.645/2008, torna como obrigatório o ensino da história e cultura dos povos indígenas nas escolas. Porém, o que presenciamos atualmente é uma defasagem nos currículos estaduais sobre a importância da abordagem do assunto nas salas de aula, como acontece também com o ensino da matriz afro-brasileira. Sendo assim, o espaço escolar contribui, muitas vezes, com a visão discriminatória dos povos indígenas, gerando a reprodução de fatos e visões errôneas a respeito da diversidade desses povos no país. Para tanto, este texto trata-se de um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido, em caráter interdisciplinar, em uma escola estadual do município de Itajubá-MG. O projeto foi elaborado para alunos do primeiro ano do ensino médio, através do Programa Residência Pedagógica, visando trabalhar questões de identidade étnico-raciais dialogadas com questões ambientais no ensino de Ciências, partindo da cultura de dois povos indígenas: os Ikpengs e os Paiter Suruí. Os temas trabalhados nas ações do projeto propõem-se a aproximar os alunos de uma nova visão sobre os povos indígenas contemporâneos e sobre como podem ser trabalhadas as questões indígenas no ensino de Ciências.Downloads
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