Representações da experiência no programa “residência pedagógica -narrativas verbo-visuais”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.610

Palavras-chave:

Representações, ensino, lingua inglesa

Resumo

O presente artigo pretende mostrar os resultados do programa Residência Pedagógica da CAPES. Para essa finalidade, os alunos (residentes) desenharam o que seriam suas representações da experiência vivida em uma escola do ensino médio de Brasília-DF. Conduzimos um estudo de caso, dentro do paradigma qualitativo, interpretativo de pesquisa. Quatro alunos desenharam, e suas produções foram analisadas à luz da teoria da gramática visual de Kress e Van Leeuwen. Os resultados mostram que os efeitos do programa foram positivos, muito embora houvesse dificuldades e problemas. Os residentes (alunos) representaram suas experiências de várias formas: linhas dividiam a experiência cronologicamente, mostrando um continuum; realçaram a imagem do professor como aquele que detém o conhecimento; também representaram o professor sofrendo no meio dos alunos, que não tinham nenhum interesse; um professor amigo dos alunos, e outro que supera as adversidades da residência. Os resultados podem ser levados em consideração, para orientação de alunos em planejamento de aulas na orientação de futuros programas.   Palavras-chave: Ensino de inglês. Representações. Residência Pedagógica. Desenhos. Gramática Visual.  

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Turbin, A. E. F., & Souza, C. A. de. (2021). Representações da experiência no programa “residência pedagógica -narrativas verbo-visuais”. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 111–126. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.610