Residência Pedagógica: Contribuições para a construção da Identidade Docente no Curso de Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.613

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Identidade. Formação docente.

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência de duas licenciandas participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Subprojeto Multidisciplinar em Biologia e Educação Física do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).  O PRP é uma das ações que integra a Política Nacional de Formação de Professores cujo objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica. Essa imersão deve contemplar a regência em sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua instituição formadora. O trabalho é de natureza qualitativa a partir da observação participante e anotações em cadernos de campo.  Baseando-se nas atividades desenvolvidas desde a fase de ambientação dos residentes na escola e sala de aula, até a fase de regências, o presente trabalho pretende mostrar a importância do PRP, as experiências bem sucedidas e contribuições que o projeto traz para a construção da identidade docente e formação de professores/as. O Programa  Residência Pedagógica, contribui para a constituição da identidade do professor favorecendo a formação dos residentes em sua trajetória profissional.

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

Lima Costa, M. do P. S., Silva, K. F. de M., & da Silva, D. C. (2021). Residência Pedagógica: Contribuições para a construção da Identidade Docente no Curso de Ciências Biológicas. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 127–142. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.613