Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado: contribuições para a Formação dos Licenciandos do Curso de Ciências Biológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.616

Palavras-chave:

Residência Pedagógica. Estágio Supervisionado. Formação docente.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma atividade para a formação de discente regularmente matriculado em curso de licenciatura, orientado por um Docente Orientador que estabelecerá a relação entre teoria e prática docente, um Professor Preceptor que acompanhará os residentes numa escola pública de educação básica.   O PRP vem como uma experiência inovadora de formação de professores no Brasil, ele amplia o papel do discente e este passa de mero observador a sujeito atuante no exercício da docência. A metodologia empregada consiste em observação empírica do ambiente escolar, sobretudo na sala de aula, por meio de Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica (RP). O estudo foi realizado na cidade de Diamantina/MG na E.E. Prof. Leopoldo Miranda, a partir de reflexões, acerca da experiência pessoal do tema em questão. Repensar as práticas de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas se faz necessário e a Residência Pedagógica por meio da ambientação, imersão e regências beneficiou o ensino no ambiente escolar fortalecendo o processo de formação docente. Por isso, se faz necessário políticas públicas educacionais, visando melhorar a atuação daqueles que exercem o magistério na educação básica, contribuindo assim, para a formação contínua por parte dos preceptores e formação inicial dos discentes do curso de Ciências Biológicas.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Bonifácio, C. M. (2021). Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado: contribuições para a Formação dos Licenciandos do Curso de Ciências Biológicas. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 143–157. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.616