Residência Pedagógica: os desafios na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.617

Palavras-chave:

PIBID. Residência Pedagógica. Formação de Professores.

Resumo

O relato apresenta experiências de duas professoras da educação básica, após participar de dois  Programas Institucionais da CAPES, em especial o Programa de Residência Pedagógica (PRP) no período de 2018 a 2020, desenvolvidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) em parceria com uma escola pública de Diamantina-MG. O trabalho discute as experiências realizadas na escola e  Universidade considerando a formação inicial dos licenciandos do Curso de Educação Física e Ciências Biológicas, a formação continuada das professoras da escola e os desafios da formação docente. Buscamos em Larrosa (2002), Tardif (2004), Nunes (2001) Nóvoa (2017) e Teixeira (1996) fundamentos teóricos da experiência, saberes docentes e  formação do professor. Podemos afirmar que as professoras, construíram representações sociais das contribuições dos programas institucionais para  a formação docente. Uma delas é que a formação inicial não tem preparado os licenciandos para o exercício da docência, sendo necessário ser complementada por outra modalidade de formação.  Para esses sujeitos as relações entre o  PRP, escolas e universidade se configuram como um espaço de reflexão sobre a prática docente que auxiliam os residentes a atuarem em sala de aula e lidarem  com o cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Telma do Socorro Morais, Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda

Telma do Socorro Morais: Graduada em Ciências Biológicas (2000) pela Pontifica   Universidade Católica, PUC/MG. Especialização em Biologia pela Universidade federal de Lavras, UFLA/MG. Mestranda da Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGEMaT) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Gestora Escolar (2012/2015) Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Professora efetiva da educação básica na rede estadual de ensino na cidade de Diamantina/MG.  

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Seixas, C. C., & Morais, T. do S. (2021). Residência Pedagógica: os desafios na formação docente. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 158–172. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.617