Residência Pedagógica: os desafios na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.617Palavras-chave:
PIBID. Residência Pedagógica. Formação de Professores.Resumo
O relato apresenta experiências de duas professoras da educação básica, após participar de dois Programas Institucionais da CAPES, em especial o Programa de Residência Pedagógica (PRP) no período de 2018 a 2020, desenvolvidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) em parceria com uma escola pública de Diamantina-MG. O trabalho discute as experiências realizadas na escola e Universidade considerando a formação inicial dos licenciandos do Curso de Educação Física e Ciências Biológicas, a formação continuada das professoras da escola e os desafios da formação docente. Buscamos em Larrosa (2002), Tardif (2004), Nunes (2001) Nóvoa (2017) e Teixeira (1996) fundamentos teóricos da experiência, saberes docentes e formação do professor. Podemos afirmar que as professoras, construíram representações sociais das contribuições dos programas institucionais para a formação docente. Uma delas é que a formação inicial não tem preparado os licenciandos para o exercício da docência, sendo necessário ser complementada por outra modalidade de formação. Para esses sujeitos as relações entre o PRP, escolas e universidade se configuram como um espaço de reflexão sobre a prática docente que auxiliam os residentes a atuarem em sala de aula e lidarem com o cotidiano escolar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.