Formação Acadêmico-profissional e inovação pedagógica no Programa Residência Pedagógica - UNIPAMPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.624

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, formação acadêmico-profissional, inovação-pedagógica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi lançado pelo MEC/CAPES, no ano de 2018. O PRP na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) teve como enfoque a formação acadêmico-profissional dos licenciandos residentes, desenvolvida por meio de ações fundamentadas no diálogo, na reflexão e no trabalho coletivo realizados de modo a possibilitar relações teórico-práticas necessárias a vivências inovadoras, crítico-reflexivas e libertadoras. Para tanto, o PRP desenvolveu-se em quatro etapas, sendo que na última (Etapa IV) ocorreram atividades de elaboração de relatórios, socialização de experiências e avaliação do programa foco de nossa discussão. Nessa perspectiva, a análise investigativa da última etapa do PRP pautou-se na proposta teórico-metodolo?gica do Ciclo de Políticas (Ball, 1990), com seus três contextos: da influência, da produção do texto da política e da prática (implementação/atuação) da/na política. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, de cunho exploratório, com abordagem qualitativa com foco em uma das ações realizadas pelo Programa Residência da UNIPAMPA, a qual denomina-se Projeto Aprochegar: fortalecendo laços no Intra-RP. Realizou-se análise documental dos seguintes textos da política: Projeto Institucional do PRP e dos projetos, formulários, relatórios documentos utilizados na Etapa IV. Também foram aplicados questionários aos sujeitos da pesquisa, constituídos por 200 residentes (licenciandos), 25 preceptores (professores da Educação Básica) e 20 docentes orientadores (professores da UNIPAMPA), sendo que a Análise Textual Discursiva serviu para analisar os dados achados, categorizando-os a partir das principais contribuições do PRP à formação acadêmico-profissional e à inovação pedagógica. No entendimento de que a política educacional acontece com o trabalho docente no chão da escola, onde o texto da política, com suas intencionalidades (muitas delas implícitas), e? reinventado na atuação cotidiana. Nesse sentido, as contribuições relevantes estão relacionadas com: trabalho reflexivo e colaborativo, docência compartilhada, tempo-espaço de imersão na escola-campo, conhecimento teórico-prático, fortalecimento das interações entre universidade e escola-campo, entre outros. Destaca-se que este projeto institucional possibilitou avanços em que a inovação pedagógica aconteceu nas e pelas pessoas envolvidas. O Programa Residência Pedagógica na UNIPAMPA se constituiu em importante política pública que contribuiu efetivamente para a formação de professores.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Martins, C. da S. L., Mello, E. M. B., & Santos, N. C. C. dos. (2021). Formação Acadêmico-profissional e inovação pedagógica no Programa Residência Pedagógica - UNIPAMPA. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 208–225. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.624