Formação Acadêmico-profissional e inovação pedagógica no Programa Residência Pedagógica - UNIPAMPA
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.624Palavras-chave:
Programa Residência Pedagógica, formação acadêmico-profissional, inovação-pedagógicaResumo
O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi lançado pelo MEC/CAPES, no ano de 2018. O PRP na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) teve como enfoque a formação acadêmico-profissional dos licenciandos residentes, desenvolvida por meio de ações fundamentadas no diálogo, na reflexão e no trabalho coletivo realizados de modo a possibilitar relações teórico-práticas necessárias a vivências inovadoras, crítico-reflexivas e libertadoras. Para tanto, o PRP desenvolveu-se em quatro etapas, sendo que na última (Etapa IV) ocorreram atividades de elaboração de relatórios, socialização de experiências e avaliação do programa foco de nossa discussão. Nessa perspectiva, a análise investigativa da última etapa do PRP pautou-se na proposta teórico-metodolo?gica do Ciclo de Políticas (Ball, 1990), com seus três contextos: da influência, da produção do texto da política e da prática (implementação/atuação) da/na política. Para tanto, realizamos pesquisa de campo, de cunho exploratório, com abordagem qualitativa com foco em uma das ações realizadas pelo Programa Residência da UNIPAMPA, a qual denomina-se Projeto Aprochegar: fortalecendo laços no Intra-RP. Realizou-se análise documental dos seguintes textos da política: Projeto Institucional do PRP e dos projetos, formulários, relatórios documentos utilizados na Etapa IV. Também foram aplicados questionários aos sujeitos da pesquisa, constituídos por 200 residentes (licenciandos), 25 preceptores (professores da Educação Básica) e 20 docentes orientadores (professores da UNIPAMPA), sendo que a Análise Textual Discursiva serviu para analisar os dados achados, categorizando-os a partir das principais contribuições do PRP à formação acadêmico-profissional e à inovação pedagógica. No entendimento de que a política educacional acontece com o trabalho docente no chão da escola, onde o texto da política, com suas intencionalidades (muitas delas implícitas), e? reinventado na atuação cotidiana. Nesse sentido, as contribuições relevantes estão relacionadas com: trabalho reflexivo e colaborativo, docência compartilhada, tempo-espaço de imersão na escola-campo, conhecimento teórico-prático, fortalecimento das interações entre universidade e escola-campo, entre outros. Destaca-se que este projeto institucional possibilitou avanços em que a inovação pedagógica aconteceu nas e pelas pessoas envolvidas. O Programa Residência Pedagógica na UNIPAMPA se constituiu em importante política pública que contribuiu efetivamente para a formação de professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.