A ressignificação do laboratório de ciências da natureza de uma escola pública no âmbito do Programa Residência Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.628Palavras-chave:
Laboratório Escolar, Residência Pedagógica, Ensino de CiênciasResumo
Uma das alternativas que pode ser utilizada para superar as aulas tradicionais de ciências da natureza é proporcionar atividades experimentais no laboratório escolar. Entretanto sabe-se que no cenário atual nem todas as escolas brasileiras possuem um espaço destinado a esta finalidade. Desta forma os docentes precisam utilizar outros espaços e recursos disponíveis para que possam fazer a diversificação de suas aulas. É válido ressaltar que, para além da construção e organização de um espaço físico para o laboratório, é fundamental que se criem metodologias adequadas para que haja uma melhoria das aulas práticas. Diante disso, o professor se torna um agente crucial para a promoção de práticas que favoreçam o aprendizado dos alunos, priorizando atividades que articulem o conhecimento científico com o cotidiano. Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do projeto Residência Pedagógica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) que tinha por intuito ressignificar o uso do laboratório de ciências de uma escola estadual do município de Itajubá - MG, por meio da organização de uma sala destinada ao laboratório e da confecção de roteiros didáticos experimentais para os docentes. Além disso, a partir da aplicação de um questionário para os alunos e da coleta de depoimentos com uma docente, foi possível identificar as percepções sobre o uso deste espaço e das melhorias realizadas no ambiente escolar. As mudanças foram significativas para a escola, sendo fundamental para a ampliação de aulas práticas promovidas pelos professores e também contribuindo para dinamizar as práticas de laboratório.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.