A ressignificação do laboratório de ciências da natureza de uma escola pública no âmbito do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.628

Palavras-chave:

Laboratório Escolar, Residência Pedagógica, Ensino de Ciências

Resumo

Uma das alternativas que pode ser utilizada para superar as aulas tradicionais de ciências da natureza é proporcionar atividades experimentais no laboratório escolar. Entretanto sabe-se que no cenário atual nem todas as escolas brasileiras possuem um espaço destinado a esta finalidade. Desta forma os docentes precisam utilizar outros espaços e recursos disponíveis para que possam fazer a diversificação de suas aulas. É válido ressaltar que, para além da construção e organização de um espaço físico para o laboratório, é fundamental que se criem metodologias adequadas para que haja uma melhoria das aulas práticas. Diante disso, o professor se torna um agente crucial para a promoção de práticas que favoreçam o aprendizado dos alunos, priorizando atividades que articulem o conhecimento científico com o cotidiano. Deste modo, o objetivo deste trabalho é apresentar resultados de um projeto desenvolvido no âmbito do projeto Residência Pedagógica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) que tinha por intuito ressignificar o uso do laboratório de ciências de uma escola estadual do município de Itajubá - MG, por meio da organização de uma sala destinada ao laboratório e da confecção de roteiros didáticos experimentais para os docentes. Além disso, a partir da aplicação de um questionário para os alunos e da coleta de depoimentos com uma docente, foi possível identificar as percepções sobre o uso deste espaço  e das melhorias realizadas no ambiente escolar. As mudanças foram significativas para a escola, sendo fundamental para a ampliação de aulas práticas promovidas pelos professores e também contribuindo para dinamizar as práticas de laboratório.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

Freitas, J. P. X. de, Alves, L., & Rodrigues, P. A. A. (2021). A ressignificação do laboratório de ciências da natureza de uma escola pública no âmbito do Programa Residência Pedagógica. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 226–237. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.628