Aprendizagens da implementação de uma sequência de atividades na EJA
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.640Palavras-chave:
Formação inicial de professores. Estágio. Planejamento. Aprendizagens.Resumo
Este texto relata a experiência, vivenciada no tema Estágio de Docência III do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse tema, a frequencia foi nas turmas da 1a ou 2a etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para observação, pesquisa e regência. Após a observação, foi planejada uma sequência de atividades sobre o tema alimentação saudável, com aporte teórico em Leonor et al. (2013) e Delizoicov et al. (2002). Já para o ensino de ciências por investigação, em Soares e Costa (2015) com vistas às práticas interdisciplinares na EJA com enfoque na linguagem, e com Vergnaud (1983) sobre a teoria do campo conceitual multiplicativo. Sobre a experiência, é preciso ressaltar a relevância do estágio supervisionado para os Graduandos em formação, pois é o momento de entrar em contato com a realidade a qual irá se atuar, de experimentar estratégias metodológicas para propor atividades aos alunos e fazer reflexões críticas sobre o resultado da atividade para a melhoria das aprendizagens dos alunos.Referências
BATISTA, P. "O que é pH?" Toda Matéria. 2021. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/o-que-e-ph/>. Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B. E DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
LEONOR, P. B.; LEITE, S. Q. M.; AMADO, M. V. Ensino por investigação no primeiro ano do ensino fundamental: análise pedagógica dos três momentos pedagógicos de ciências para alfabetização científica de crianças. 2013. Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3391203/mod_resource/content/1/ensinoinvestigaacao_momentospedagogicos.pdf>. Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
MAGINA, S. M. P.; MERLINI, V. L.; SANTOS, A. dos. O raciocínio de estudantes do ensino fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência e Educação, Bauru, v. 20, n. 2, p. 517-533, abr./jun. 2014.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.
MORAIS, M. das D. de; TELES, R. A. de M. Texto 1: Grandezas e medidas no ciclo de alfabetização. In: Cadernos da TV Escola: um salto para o futuro. 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/241908/Inserir%20reposit%C3%B3rio_Orienta%C3%A7%C3%B5es%20did%C3%A1ticas%20do%20curr%C3%ADculo%20da%20cidade%20V2.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
NOVAIS, S. A. "O que é pH?" Brasil Escola. 2024. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-ph.htm>. Acesso em: 29 de janeiro de 2024.
SANTANA, E.; LAUTERT, S.; CASTRO FILHO, J. A. de. Ensinando multiplicação e divisão no 4º e 5º anos. Itabuna: Via Litterarum, 2017.
SOARES, I. de O. R.; COSTA, S. R. S. de. Práticas interdisciplinares na EJA: uma perspectiva de aprendizagens significativas. 2015. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em EJA) – Programa de Pós-Graduação em Educação III, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, J. Evolução das relações entre a psicologia do desenvolvimento cognitivo e a didática da matemática. Lisboa: Instituto Paiget, 1996. p. 155-191.
VERGNAUD, G. A. Multiplicate atructuires. In: RESH, R. E LANDAU, M. (Org.). Acquisitions of mathematics concepts and processes. New York: Academic Press, 1983. p. 127-174.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.