Oficina Geonecas: a experiência de fazer roupas de bonecas para aprender Matemática

Autores

  • Adriana Santos Sousa Secretaria de Educação da Bahia-SecBa

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.663

Palavras-chave:

Aprendizagem Criativa; Educação Matemática; Arte Matemática; Matemática Criativa

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da oficina Geonecas que faz parte do curso “1 + 1? É mais que 2!” realizado no Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista – Bahia (CJCC-VC) em 2019. O curso teve como objetivo proporcionar aos estudantes a experimentação da Matemática de forma prática, criativa e divertida e a oficina Geonecas explorou o estudo de figuras geométricas (identificação, classificação, caracterização e construção) por meio da criação e confecção de roupas para bonecas sem o uso de agulha, linha ou cola. Além dos conceitos matemáticos, outros aspectos também foram explorados no decorrer da atividade: representatividade de raça por meio das bonecas; o conflito dos estudantes entre o corpo perfeito e a necessidade de uma alimentação saudável; a arte e a criatividade utilizada na criação dos figurinos das bonecas a partir das roupas criadas pelos alunos etc. Segundo os estudantes, as atividades pe­rmitiram a revisão de conteúdos estudados na escola regular bem como aprender conceitos matemáticos na prática e de maneira “mais fácil” tornando a Matemática mais prazerosa de estudar.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Sousa, A. S. (2023). Oficina Geonecas: a experiência de fazer roupas de bonecas para aprender Matemática. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 1–16. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.663