Raciocínio Funcional: uma intervenção de ensino no 6ºano do Ensino Fundamental

Autores

  • Luana Lemos Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC
  • Vera Lucia Merlini UESC-Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Campo Conceitual Multiplicativo, Raciocínio Funcional, Early Algebra

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato de experiência realizada durante o estágio supervisionado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais – em uma escola estadual do sul da Bahia. Com o objetivo de introduzir o raciocínio funcional no 6º ano do ensino fundamental, a partir de situações de proporção simples, realizamos uma intervenção de ensino usando como base a Teoria dos Campos Conceituais, proposta por Vergnaud (1993), mais especificamente o Campo Conceitual Multiplicativo. Essa intervenção está em consonância com estudos da Early Algebra que, em seu sentido geral, é entendida como a álgebra que pode ser discutida desde os primeiros anos de escolaridade. Para efeito desse relato, foi analisado e comparado o desempenho dos alunos em dois instrumentos diagnósticos aplicados, os quais denominamos de pré-teste e pós-teste. Entre estes instrumentos, foi realizada a intervenção de ensino com situações-problemas diversificadas sobre a temática. De acordo com os resultados obtidos concluímos que alunos do 6º ano do ensino fundamental são capazes de compreender o raciocínio funcional por meio de problemas que envolvem proporcionalidade.

Referências

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Ribeiro, L. L., & Merlini, V. L. (2024). Raciocínio Funcional: uma intervenção de ensino no 6ºano do Ensino Fundamental. Com a Palavra, O Professor, 9(25), 1–15. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/665