Percepções e reflexões de professores que ensinam Física sobre os desafios da matematização

Autores

  • Marciele Keyla Heidmann UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Wilson Pires de Carvalho UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Sumaya Ferreira Guedes UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.685

Palavras-chave:

Professores. Ensino de Física. Matematização.

Resumo

A Física como componente curricular no Ensino Médio, na educação básica, possibilita o diálogo com outros campos do conhecimento. Nesse sentido, percebe-se que a compreensão e modelagem de fenômenos físicos se completam com análises quantitativas, acompanhadas por raciocínios matemáticos diversos. Este estudo propõe reflexões acerca dos desafios enfrentados pelos professores que ministram a disciplina de Física, durante os processos de ensino e aprendizagem, ao introduzir conteúdos matematizados aos alunos que iniciam o Ensino Médio.  Para o desenvolvimento deste estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório com a coleta de dados por entrevista e questionário contendo perguntas abertas e fechadas, direcionada a quatro professores que ministram a disciplina de Física em uma escola pública de uma cidade do interior do estado de Mato Grosso. Os resultados foram analisados usando indução analítica. Diante da análise de dados, verificou-se nos apontamentos feitos pelos professores, que a disciplina de Matemática atua na matematização dos fenômenos físicos, no qual a matemática básica se faz relevante, podendo interferir nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Mecânica, especificamente nos conceitos básicos de Cinemática e Dinâmica para alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Por fim, os resultados sugerem uma dificuldade dos professores nas relações existentes entre o conhecimento matemático e o físico, evidenciando divergências, provenientes do não conhecimento e compreensão dos princípios metodológicos significativos para a contextualização dos conteúdos da Física na escola básica, correlacionados a sua formação docente específica.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Heidmann , M. K., José Wilson Pires de Carvalho, & Guedes , S. F. (2024). Percepções e reflexões de professores que ensinam Física sobre os desafios da matematização. Com a Palavra, O Professor, 9(23), 61–83. https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.685