Governando o currículo: o manual do professor de história e o ensino de História das Áfricas no livro didático
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.690Palavras-chave:
Currículo. Estudos Culturais. Governamentalidade. Ensino de História das Áfricas. Livro didático.Resumo
O artigo apresenta, tendo por aporte teórico os Estudos Culturais, uma análise acerca do livro didático enquanto artefato cultural (re)produtor de sujeitos e discursos que corroboram com o processo de inferiorização e “silenciamento” das populações negras e africanas. Mais especificamente, a análise centra-se, tomando por base o conceito de Governamentalidade postulado por Foucault, em como o Manual do Professor, constante nos livros didáticos utilizados em sala de aula na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-Ba, determina os discursos empregados pelos docentes da disciplina História a respeito da história das Áfricas e das populações africanas, sobretudo qual “tipo” de professor esses manuais fabricam no ambiente escolar. As conclusões apontam que os manuais do professor apresentam mais um caráter instrucional que complementar ao trabalho do professor. O ensino de história das Áfricas e das populações africanas no manual do professor, por vezes, resume-se a aspectos folclorizados do continente, abrindo espaços para discussões rasas e/u equivocadas sobre a história das Áfricas e de suas populações ou, a confusão ainda presente nos espaços escolares onde o ensino da história das Áfricas seja confundido com o trato das relações raciais e as contribuições das populações afro-brasileiras para a formação cultural do Brasil.Referências
AZEVEDO, G. Projeto Teláris: história, 6º ano. 2.ed. São Paulo: Ática, 2015.
BITTENCOURT, C. Em foco: história, produção e memória do livro didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 471-473, set./dez.2004.
BOULOS JUNIOR, A. História sociedade & cidadania. 6º ano. São Paulo: FTD, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Edital de Convocação 01/2013 - CGPLI: Edital PNLD/2015.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2017: história - Ensino fundamental anos finais. Ministério da Educação - Secretária de Educação Básica - SEB - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (SEB). Guia de Livros Didáticos PNLD 2018 – História. Brasília, DF: SEB, 2018.
BRITO, R.C.; EUGENIO, B.G.; LEAL, C.N. As relações étnico-raciais no livro didático de Ciências na percepção de pedagogos em formação inicial. Revista Com a palavra, o professor, vol.8, n.21, p.85-106, 2023.
CASTRO, E. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.
COSTA, M. V.; SILVEIRA, R.H.; SOMMER, L. H. Estudos culturais, cultura e pedagogia. Revista Brasileira de Educação, n.23, p.36-61, mai./ago. 2003.
COSTA, M. V. Estudos Culturais – para além das fronteiras disciplinares. In: COSTA, M. V. (Org.). Estudos Culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2004. p. 13-36.
ESCOSTEGUY, A. C. D. Cartografias dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
EUGÊNIO, B.G.; CORREIA, M.F. Os usos do livro didático no currículo praticado na alfabetização. Rev. Ens. Educ. Cienc. Humanas, Londrina, v. 17, n.3, p. 251-259, 2016.
EUGENIO, B.G.; FERNANDES, E.B.; WEINSTEIN, M. Formação docente e relações étnico-raciais: narrativas de professoras do ensino fundamental. Revista Com a palavra, o professor, vol.4, n.9, p. 167-185, 2019.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GADELHA, S. Biopolítica, Governamentalidade e Educação: Introdução e Conexões a Partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
GATTI, D. Livros didáticos, saberes disciplinares e cultura escolar: primeiras aproximações. História da Educação, v. 1, n. 2, p.29-50, set 1997.
GIROUX, H. A. Praticando Estudos Culturais nas Faculdades de educação In: SILVA, T. T (org). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
LAZZARATO, M. Biopolítica / Bioeconomia. In: PASSOS, Izabel C. Friche (org.). Poder, normalização e violência: incursões foucaultianas para a atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
LISBOA FILHO, F. F.; BAPTISTA, M. M. (org). Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação. Aveiro: Universidade de Aveiro, Programa Doutoral em Estudos Culturais. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós Graduação em Comunicação, 2016.
MARSHALL, J. Governamentalidade e educação liberal. In: SILVA, T. T. (Org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MATTELART, A. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial: 2004.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MUNANGA, K. Diversidade, Identidade, Etnicidade e Cidadania. 27. set. 2012. Relações Raciais (1ª edição), Relações Raciais Disponível em: www.acaoeducativa.org.br/fdh/wp-content/uploads/2012/09/Palestra-KabengeleDIVERSIDADEEtnicidade-Identidade-e-cidadania.pdf. Acesso em: 08. fev. 2019.
RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T (org). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 159-177.
SILVA, I.P; MEDEIROS NETO, R.A. A educação para as relações étnico-raciais no ensino de Ciências. Revista Com a palavra, o professor, vol.8, n.21, p.211-236, 2023
VEIGA-NETO, A. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: PORTOCARRERO, V.; CASTELO BRANCO, G. Retratos de Foucault. Rio de Janeiro: Nau, 2000. p. 179-217.
VEIGA-NETO, A. Governo ou Governamento. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, p.79-85, Jul/Dez 2005.
VEIGA-NETO, A. Globalização, Inclusão, Hiperconsumo: desafios para a Educação. In: GONÇALVES, R. A.; VIEIRO, L. M. D.; ORTIZ, A. C. M. (org). Desafios da educação na sociedade do consumo. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2007.
VEIGA-NETO, A. Crise da modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n.7, p.133-142, 2008. VICENTINO, C. Projeto Mosaico: história, 6º ano. São Paulo: Scipione, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.