Governando o currículo: o manual do professor de história e o ensino de História das Áfricas no livro didático

Autores

  • Rosivania Jesus Costa UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0002-2375-4695
  • Benedito Gonçalves Eugênio UESB-Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.690

Palavras-chave:

Currículo. Estudos Culturais. Governamentalidade. Ensino de História das Áfricas. Livro didático.

Resumo

O artigo apresenta, tendo por aporte teórico os Estudos Culturais, uma análise acerca do livro didático enquanto artefato cultural (re)produtor de sujeitos e discursos que corroboram com o processo de inferiorização e “silenciamento” das populações negras e africanas. Mais especificamente, a análise centra-se, tomando por base o conceito de Governamentalidade postulado por Foucault, em como o Manual do Professor, constante nos livros didáticos utilizados em sala de aula na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-Ba, determina os discursos empregados pelos docentes da disciplina História a respeito da história das Áfricas e das populações africanas, sobretudo qual “tipo” de professor esses manuais fabricam no ambiente escolar. As conclusões apontam que os manuais do professor apresentam mais um caráter instrucional que complementar ao trabalho do professor. O ensino de história das Áfricas e das populações africanas no manual do professor, por vezes, resume-se a aspectos folclorizados do continente, abrindo espaços para discussões rasas e/u equivocadas sobre a história das Áfricas e de suas populações ou, a confusão ainda presente nos espaços escolares onde o ensino da história das Áfricas seja confundido com o trato das relações raciais e as contribuições das populações afro-brasileiras para a formação cultural do Brasil.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Costa, R. J., & Eugênio, B. G. (2024). Governando o currículo: o manual do professor de história e o ensino de História das Áfricas no livro didático. Com a Palavra, O Professor, 9(23), 101–123. https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.690