A utilização do Cinema nas aulas de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.711Palavras-chave:
Cinema, Resolução de Problemas, Tecnologias, Interdisciplinaridade.Resumo
O presente estudo teve o propósito de investigar as possibilidades da utilização do Cinema associado à leitura, elaboração e Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para isso, inicialmente foi feita uma revisão de literatura com a finalidade de procurar trabalhos que abordassem a temática A utilização do Cinema nas aulas de Matemática. A pesquisa em questão é qualitativa valendo de estudos bibliográficos e levantamento de filmes com referências matemáticas explícitas ou implícitas. Desse modo, foi selecionado o filme O menino que Descobriu o Vento para abordar a unidade temática Grandezas e Medidas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Para tal, foram elaborados planos de aula pautados na elaboração de problemas, a fim de serem utilizados por professores futuramente. No tocante ao referencial teórico, buscamos uma discussão sobre o uso do cinema em sala de aula e a Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática. Os resultados apontam que a utilização de filmes associado à Resolução de Problemas é uma importante estratégia para a aprendizagem da Matemática, pois uma abordagem interdisciplinar propicia a construção de problemas, a criatividade, a autonomia, o pensamento Matemático e o uso de tecnologias.Downloads
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