A utilização do Cinema nas aulas de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas

Palavras-chave: Cinema, Resolução de Problemas, Tecnologias, Interdisciplinaridade.

Resumo

O presente estudo teve o propósito de investigar as possibilidades da utilização do Cinema associado à leitura, elaboração e Resolução de Problemas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para isso, inicialmente foi feita uma revisão de literatura com a finalidade de procurar trabalhos que abordassem a temática “A utilização do Cinema nas aulas de Matemática”. A pesquisa em questão é qualitativa valendo de estudos bibliográficos e levantamento de filmes com referências matemáticas explícitas ou implícitas. Desse modo, foi selecionado o filme O menino que Descobriu o Vento para abordar a unidade temática “Grandezas e Medidas” da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Para tal, foram elaborados planos de aula pautados na elaboração de problemas, a fim de serem utilizados por professores futuramente. No tocante ao referencial teórico, buscamos uma discussão sobre o uso do cinema em sala de aula e a Resolução de Problemas enquanto metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática. Os resultados apontam que a utilização de filmes associado à Resolução de Problemas é uma importante estratégia para a aprendizagem da Matemática, pois uma abordagem interdisciplinar propicia a construção de problemas, a criatividade, a autonomia, o pensamento Matemático e o uso de tecnologias.

Publicado
2021-12-29
Como Citar
Silva, J., Morais, B. M., & Santos, G. H. (2021). A utilização do Cinema nas aulas de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. Com a Palavra, O Professor, 6(16), 33-55. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i16.711