O tema Sistemática e Taxonomia em uma experiência de ensino promovida no contexto do Programa de Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.717

Palavras-chave:

Estratégia didática, Classificação biológica, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

Partindo da relevância do Programa Residência Pedagógica para a aprendizagem docente, objetivou-se, neste trabalho, realizar o relato de um jogo didático para alunos do ensino médio, promovido no âmbito deste programa, pertencente a um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tendo a temática Sistemática e Taxonomia como foco, sendo ela considerada de base para aprendizado em futuros temas biológicos, de difícil assimilação pelos alunos e de laborioso ensino pelos professores. Para isso, realizou-se uma prática intitulada Dinâmica dos botões, utilizando materiais de baixo custo, tais como o caderno, caneta, botões, dentre outros, para a sua confecção, onde os cinco grupos, compostos por oito alunos cada, deveriam produzir chaves de classificação, assim como é feito pelos taxonomistas. Embora no começo da prática os alunos tivessem dificuldades para a sua consolidação, em que foram sanadas com ajuda do bolsista residente, percebeu-se que foi positiva a aceitabilidade ao recurso pedagógico, visto que houve trocas e discussões entre os membros dos grupos quanto aos critérios usados para classificar determinados botões/espécies. Portanto, a dinâmica possibilitou uma melhor associação dos termos teóricos com a prática de tais assuntos, ao passo que o Programa de Residência Pedagógica contribuiu na aprendizagem da docência, repercutindo na busca pela constituição de um repertório de estratégias e conhecimentos que auxiliem na inserção profissional.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Sousa, R. F. N. de, Moura, F. N. de S., Nascimento, R. de C. do, Nascimento, F. J. do, & Castro, F. M. F. M. (2021). O tema Sistemática e Taxonomia em uma experiência de ensino promovida no contexto do Programa de Residência Pedagógica. Com a Palavra, O Professor, 6(15), 238–254. https://doi.org/10.23864/cpp.v6i15.717