Tecnologias digitais no ensino de Química: com a palavra um grupo de Professores de uma Escola Pública de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.725Palavras-chave:
Ensino de Química, Tecnologias Digitais, Práticas Pedagógicas, AprendizagemResumo
As Tecnologias Digitais (TD) têm modificado de forma contundente a maneira de comunicação e as relações humanas na sociedade. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo compreender as possibilidades e os desafios da utilização das TD no ensino de Química por um grupo de professores de uma escola da rede pública no estado de Mato Grosso. Assim, organizou-se um momento de roda de conversa, abordando o uso das TD no ensino de Química, adotando-se uma pesquisa de natureza qualitativa com enfoque interativo. Os resultados mostram que os professores compreendem, fazem ou já fizeram uso de recursos digitais em situação de ensino de Química, sendo vídeos, repositórios e aplicativos os mais citados. Além disso, o planejamento das atividades foi um dos apontamentos tido como indispensável. Os apontamentos mostram que os professores compreendem que as tecnologias digitais podem ser recursos aliados nos processos de ensino e aprendizagem de Química. Entretanto, desafios foram mencionados no que se refere a ausência de estrutura de laboratório de informática, incluindo equipamentos em condições de uso, internet e a disponibilidade de técnico para auxiliar nas atividades. De modo que, pode-se inferir que os professores reconhecem as contribuições que as TD podem proporcionar no ensino da Química. Além disso, em meio às tentativas e incertezas, acerca das potencialidades oferecidas por recursos de TD, a sua inserção esteve evidente na concepção dos professores quanto a sua importância no âmbito pedagógico.Referências
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