Utilização de Modelagem no ensino de Química Orgânica para estudantes com deficiência intelectual

Autores

  • Maria Paula Paulino Ramos Pinto de Castro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Elisandra Chastel Francischini Vidrik UNESP/BAURU https://orcid.org/0000-0003-4062-4961

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.748

Palavras-chave:

ensino, química, deficiência intelectual.

Resumo

De acordo com o censo escolar de 2018 houve um aumento do número de matrículas no Brasil, a partir do ano 2000, para a Educação Especial. Tal fato pode ser atribuído à melhoria das políticas públicas ao longo das décadas, por exemplo: direito ao transporte inclusivo; acesso às Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), professores especializados. Este relato configura-se como um Estudo de Caso e, reporta a participação de estudantes com deficiência intelectual que participaram de aulas extras de química na Sala de Recurso Multifuncional (SRM) de uma escola estadual localizada no estado de Mato Grosso. O objetivo deste trabalho foi contribuir com a aprendizagem de química orgânica dos estudantes utilizando práticas pedagógicas diferenciadas como a modelagem molecular. Concluímos que a modelagem molecular, contribuiu com a aprendizagem de química orgânica e o fortalecimento da interação das estudantes com a professora. Entretanto precisamos avançar em políticas que favoreçam a formação continuada de mais professores e aumento das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) em Mato Grosso.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Pinto de Castro, M. P. P. R., & Francischini Vidrik, E. C. (2024). Utilização de Modelagem no ensino de Química Orgânica para estudantes com deficiência intelectual. Com a Palavra, O Professor, 9(23), 18–30. https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.748

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula