Desafios do ensino remoto de matemática na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.752

Palavras-chave:

Pandemia do coronavírus, Grupos no WhatsApp, Entendimentos dos alunos, Ensino remoto, Professor de Matemática

Resumo

O contexto imposto pela pandemia do coronavírus (Covid-19) demandou, de escolas, professores e alunos, adaptações para que o ensino continuasse de forma remota. Diante da impossibilidade de encontros presenciais, a escola precisou adotar medidas emergenciais que permitissem o ensino remoto mediado por tecnologias digitais. Este trabalho relata a vivência de um professor de Matemática que leciona para os anos finais do Ensino Fundamental em uma escola do interior, na região nordeste do estado do Pará. O relato caracteriza como aconteceu o ensino de Matemática no primeiro semestre de 2021, evidenciando a logística adotada pela escola e pelos professores, as limitações impostas pela estrutura física da escola e pela privação do acesso de muitos alunos a tecnologias como computadores e celulares e, consequentemente, à internet. O canal de comunicação possível que viabilizou o ensino remoto, on-line e síncrono de Matemática foram grupos no WhatsApp, nos quais foram apresentadas e desenvolvidas atividades que tiveram como foco não apenas o objeto de conhecimento – no caso, as ideias associadas a igualdade (=) –, mas também os entendimentos que os alunos tinham sobre as situações apresentadas. Os resultados indicam que a compreensão da equivalência algébrica pelos alunos variou conforme suas experiências pessoais e contexto, evidenciando a necessidade de abordagens adaptativas no ensino remoto. O uso de grupos de WhatsApp e materiais impressos mostrou-se crucial para superar as limitações tecnológicas e de acesso na escola pública. Ficou claro que os alunos foram os mais prejudicados com a pandemia do coronavírus (Covid-19), no entanto, este relato evidencia que os professores estavam e estão trabalhando para que os prejuízos sejam minorados.

Referências

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

Menezes , R. O. (2024). Desafios do ensino remoto de matemática na educação básica. Com a Palavra, O Professor, 9(23), 31–39. https://doi.org/10.23864/cpp.v9i23.752

Edição

Seção

Experiências de Sala de Aula