Conhecimento matemático para o ensino evidenciado em um plano de uma aula na perspectiva da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.809Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Planos de aula, Resolução de Problemas, Conhecimento Matemático para o EnsinoResumo
O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo evidenciar o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) manifestado em um plano de aula elaborado, na perspectiva da Resolução de Problemas, por futuros professores de Matemática. Buscando atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir de um plano de aula elaborado por licenciandos inseridos em um contexto de Estágio Curricular Obrigatório. A partir das análises realizadas no plano de aula foi possível evidenciar, em seus diferentes itens, características associadas a quatro subdomínios do MKT: Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK); Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK); Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS); e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT). Com isso foram observadas potencialidades da elaboração do plano de aula na perspectiva da Resolução de Problemas no desenvolvimento de conhecimentos docentes destes futuros professores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.