Ideias fundamentais do cálculo no Ensino Médio: uma abordagem da PG à luz da resolução de problemas
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.810Palavras-chave:
Sequência geométrica infinita. Limite de sequência. GeoGebra. Concepções Intuitivas.Resumo
As ideias fundamentais do cálculo têm um papel relevante no ensino, não apenas no Superior, mas também na Educação Básica. As séries geométricas convergentes, presentes no conteúdo curricular do Ensino Médio, apresentam-se como um terreno fértil para o reconhecimento dos conflitos nas concepções dos alunos sobre as noções de finito/infinito, evidenciados pela literatura, bem como a exploração da noção intuitiva de limite de sequências. O limite desempenha um papel importante no desenvolvimento do pensamento matemático, não apenas na matemática avançada, mas na evolução das ideias matemáticas em muitos conteúdos escolares. Nesse contexto, apresentamos uma sequência de atividades, inspirada nos paradoxos de Zenão, para introduzir a soma de uma progressão Geométrica de termos infinitos utilizando a metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas aliada às potencialidades da tecnologia. Assim, discutimos como essa sequência possibilita que os alunos desenvolvam habilidades voltadas às capacidades de investigação, de formulação, de explicações e de argumentação, auxiliando-os, por meio da interação entre os pares, professor e tecnologia, a evoluírem na concepção dos conhecimentos, para além dos matemáticos, constituindo assim uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades de ordem superior.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.