A interdisciplinaridade e os saberes docentes: é possível estabelecermos uma relação?

Autores

Palavras-chave:

Ciências da Natureza, Interdisciplinaridade, Saberes docente

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve início em 2020, cujo objetivo foi investigar quais dos saberes docentes, classificados por Gauthier et al. (2013), foram mobilizados por seis professores da Educação de Jovens e Adultos de uma escola de âmbito federal, durante a prática, considerada por eles como interdisciplinar. Para isso, enviamos um questionário aos docentes pelo correio eletrônico e as respostas recebidas foram interpretadas pela Análise de Conteúdo, de acordo com Bardin (2016). Percebemos que os saberes docentes mobilizados foram: o disciplinar, o curricular, o da ciência da educação e o experiencial. Foi possível ainda identificar que os professores participaram de aulas nas quais foram feitas leituras e discussões sobre interdisciplinaridade ainda durante a formação inicial. Mas a compreensão do que seja uma prática interdisciplinar não encontrou consenso entre os participantes, o que vai ao encontro da literatura científica, que indica ser a interdisciplinaridade um termo polissêmico.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

Maciel, D. T., & Afonso, A. F. (2023). A interdisciplinaridade e os saberes docentes: é possível estabelecermos uma relação?. Com a Palavra, O Professor, 8(22), 21–40. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/811