Conhecimentos necessários aos professores que ensinam Matemática na 1ª e 2ª classe primária revelados nos documentos norteadores da Angola
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.812Palavras-chave:
Manual didático, Conhecimento do Professor, Currículo, Metodologias..Resumo
Esta pesquisa teve o propósito de identificar os conhecimentos aos professores que ensinam Matemática na 1ª e 2ª classe primária revelados nos documentos norteadores da Angola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida em um projeto de pós-doutorado. Para tanto, analisou-se os documentos norteadores denominados : 1) programa da 1ª classe do ensino primário: matemática; 2) programa da 2ª classe do ensino primário : matemática ; 3) livro didático de matemática da 1ª classe primária e 4) livro didático de matemática da 2ª classe primária. Esta investigação fundamenta-se no modelo teórico Mathematics Teacher Specialised Knowledge - MTSK. Para a realização das análises, as organizamos em: Categoria I -Geometria : a) 1ª classe e b) 2ª classe; Categoria II Grandezas: a) 1ª classe e b) 2ª classe ; Categoria III Conjuntos 1ª classe; Categoria IV- Números e operações: a) 1ª classe e b) 2ª classe. De modo geral, os conhecimentos revelados encontrados centravam-se no conhecimento para o ensino de Matemática ( KMT) e encontramos os materiais dos estudantes pouco alinhados as orientações dos programas de ensino da Angola.Referências
ALENCAR, E. S.; JESUS, P. S. ; LEVICOY, D. D. . Los documentos curriculares que guían la enseñanza de las matemáticas en el primer año de la escuela primaria en Brasil y Chile: un análisis preliminar. ENSINO EM RE-VISTA, v. 27, p. 838-856, 2020.
ANGOLA, Departamento do Ensino Geral. Programa da 1ª Classe Ensino Primário. Editora Moderna. 2013.
ANGOLA, Departamento do Ensino Geral. Programa da 2ª Classe Ensino Primário. Editora Moderna. 2013.
CARRILLO-YAÑEZ J, CLIMENT N, MONTES M, CONTRERAS L C, FLORES-MEDRANO E, ESCUDERO-ÁVILA D, VASCO D, ROJAS N, FLORES P, AGUILAR-GONZÁLEZ A, RIBEIRO M E MUÑOZ-CATALÁN M C The mathematics teachers specialised knowledge (MTSK) model, Research in Mathematics Education. V.20 ed 3, 2018
LÜDKE,Menga; ANDRÉ Marli E.D.A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas I Menga - São Paulo: EPU, 2013
LUZ, CAMILA FERNANDA PEREIRA DA ; ALENCAR, EDVONETE SOUZA DE . Os conhecimentos do professor para ensinar matemática no manual didático brasileiro do terceiro ano do ensino fundamental. REVISTA REAMEC, v. 10, p. e22009, 2022.
MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. 2014. 162 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - PPGECEM/REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
NASCIMENTO,ISABEL FERREIRA; ANTONIO,ALBERTO; MFUANKUSA, JOSE KIALA. Matemática 1ª Classe Manual do aluno. Editora Moderna. 2018.
NASCIMENTO,ISABEL FERREIRA; ANTONIO,ALBERTO; MFUANKUSA, JOSE KIALA. Matemática 2ª Classe Manual do aluno. Editora Moderna. 2018
PICCOLI, J. P. ; ALENCAR, E. S. . Manual Didático Brasileiro do Segundo Ano do Ensino Fundamental: O Conhecimento Especializado do Professor que Ensina Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 231-262, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.