Conhecimentos necessários aos professores que ensinam Matemática na 1ª e 2ª classe primária revelados nos documentos norteadores da Angola

Autores

  • Mirtes de Souza Miranda Instituto Polivalente Edik Ramon-IPER
  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.812

Palavras-chave:

Manual didático, Conhecimento do Professor, Currículo, Metodologias..

Resumo

Esta pesquisa teve o propósito de identificar os conhecimentos aos professores que ensinam Matemática na 1ª e 2ª classe  primária revelados nos documentos norteadores da Angola. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida em um projeto de pós-doutorado. Para tanto, analisou-se os documentos norteadores denominados : 1) programa da 1ª classe do ensino primário: matemática; 2) programa da 2ª classe do ensino primário : matemática ; 3) livro didático de matemática da 1ª classe primária e 4) livro didático de matemática da 2ª classe primária.  Esta investigação fundamenta-se no modelo teórico Mathematics Teacher Specialised Knowledge - MTSK. Para a realização das análises, as organizamos em: Categoria I -Geometria : a) 1ª classe e b) 2ª classe; Categoria II Grandezas: a) 1ª classe e b) 2ª classe ; Categoria III Conjuntos 1ª classe; Categoria IV- Números e operações: a) 1ª classe e b) 2ª classe. De modo geral, os conhecimentos revelados encontrados centravam-se no conhecimento para o ensino de Matemática ( KMT) e encontramos os materiais dos estudantes pouco alinhados as orientações dos programas de ensino da Angola.  

Referências

ALENCAR, E. S.; URRUTIA, M. C. M. ; SOARES, M. R. . Pensamiento algebraico en libros de texto del primer año de primaria: comparativa entre Colombia y Brasil. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 11, p. 17-40, 2021.
ALENCAR, E. S.; JESUS, P. S. ; LEVICOY, D. D. . Los documentos curriculares que guían la enseñanza de las matemáticas en el primer año de la escuela primaria en Brasil y Chile: un análisis preliminar. ENSINO EM RE-VISTA, v. 27, p. 838-856, 2020.
ANGOLA, Departamento do Ensino Geral. Programa da 1ª Classe Ensino Primário. Editora Moderna. 2013.
ANGOLA, Departamento do Ensino Geral. Programa da 2ª Classe Ensino Primário. Editora Moderna. 2013.
CARRILLO-YAÑEZ J, CLIMENT N, MONTES M, CONTRERAS L C, FLORES-MEDRANO E, ESCUDERO-ÁVILA D, VASCO D, ROJAS N, FLORES P, AGUILAR-GONZÁLEZ A, RIBEIRO M E MUÑOZ-CATALÁN M C The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model, Research in Mathematics Education. V.20 ed 3, 2018
LÜDKE,Menga; ANDRÉ Marli E.D.A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas I Menga - São Paulo: EPU, 2013
LUZ, CAMILA FERNANDA PEREIRA DA ; ALENCAR, EDVONETE SOUZA DE . Os conhecimentos do professor para ensinar matemática no manual didático brasileiro do terceiro ano do ensino fundamental. REVISTA REAMEC, v. 10, p. e22009, 2022.
MORIEL JUNIOR, J. G. Conhecimento especializado para ensinar divisão de frações. 2014. 162 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - PPGECEM/REAMEC, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
NASCIMENTO,ISABEL FERREIRA; ANTONIO,ALBERTO; M’FUANKUSA, JOSE KIALA. Matemática 1ª Classe – Manual do aluno. Editora Moderna. 2018.
NASCIMENTO,ISABEL FERREIRA; ANTONIO,ALBERTO; M’FUANKUSA, JOSE KIALA. Matemática 2ª Classe – Manual do aluno. Editora Moderna. 2018
PICCOLI, J. P. ; ALENCAR, E. S. . Manual Didático Brasileiro do Segundo Ano do Ensino Fundamental: O Conhecimento Especializado do Professor que Ensina Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 231-262, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Miranda, M. de S., & Alencar, E. S. de. (2022). Conhecimentos necessários aos professores que ensinam Matemática na 1ª e 2ª classe primária revelados nos documentos norteadores da Angola. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 39–54. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.812