Futuros professores e problemas de matemática: elaborar ou escolher problemas prontos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.815

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de matemática, Resolução de Problemas, Proposição de problemas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre o modo como futuros professores de matemática elaboram ou escolhem problemas que podem ser utilizados em sala de aula, verificando as potencialidades que o problema pode gerar e como explorá-lo em sala de aula. Para cumprir com o objetivo do texto, trazemos as categorias de análise segundo a definição de Cai e Hwang (2020) descrita para a estrutura de proposição de problemas, para alunos e professores, em atividades intelectuais específicas, de alguns dados produzidos na pesquisa de mestrado da primeira autora, de cunho qualitativo e interpretativo. Esses dados foram coletados seguindo a última etapa da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, proposta por Allevato e Onuchic (2014).

Downloads

Publicado

2022-09-17

Como Citar

Rangel, A. C. F., & Marcatto, F. S. F. (2022). Futuros professores e problemas de matemática: elaborar ou escolher problemas prontos?. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 117–134. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.815