Proposição de Problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.817

Palavras-chave:

Proposição de problemas, Resolução de problemas, Aprendizagem matemática

Resumo

O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo analisar as possibilidades da proposição de problemas considerando-a em suas relações com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, destancando, em particular, as contribuições decorrentes dessa associação. Para tanto, discute-se o contexto da atividade de proposição de problemas, que pode ser realizada antes, durante ou depois da resolução de problemas, enfatizando as possibilidades de desenvolvê-a como primeira e/ou última etapa da Metodologia. O estudo refere-se a uma investigação de natureza qualitativa, constituída a partir de uma prática educativa de proposição de problemas, desenvolvida com doutorandos, após a resolução de um problema gerador. Os resultados indicam que a proposição de problemas, como última etapa da Metodologia, potencializa a valorização das resoluções desenvolvidas pelos estudantes, proporcionando a construção de novas aprendizagens a partir, inclusive, de soluções incorretas. E, ademais, favorece processos avaliativos acerca das aprendizagens decorrentes (ou não) do trabalho com o problema gerador. Finalmente, enfatiza-se a importância de estabelecer objetivos pedagógicos claros para a atividade de proposição de problemas, de modo que não se exaurem suas potencialidades e efetivos resultados verificados para os processos de ensino e de aprendizagem.

Biografia do Autor

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul - UCS

Norma Suely Gomes Allevato: Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática e mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina, e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro/SP. Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, por sua participação no GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas; assessora formadora da Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo; e professora permanente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, onde é líder do GPEAEM - Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática.

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau - URB

Janaína Poffo Possamai: possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática, e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é estagiária de pós-doutorado, sob supervisão da professora Drª Norma Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, onde também é membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática.

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

Allevato, N. S. G., & Possamai, J. P. (2022). Proposição de Problemas: possibilidades e relações com o trabalho através da Resolução de Problemas. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 153–172. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.817