A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Formação de Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.825

Palavras-chave:

Mapeamento, Formação Inicial, Formação Continuada, Matemática, Resolução de Problemas.

Resumo

Este trabalho analisou pesquisas sobre a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Formação de Professores, a partir do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2006 a 2022. Essa pesquisa, de cunho qualitativo e bibliográfico em relação aos procedimentos de coleta de dados, caracteriza-se como um mapeamento ou estado da arte e busca compreender qual o papel da Metodologia nas pesquisas em Formação de Professores. A vista disso, foram criadas quatro categorias de análise: (1) o principal foco das pesquisas, se na Formação Inicial ou Continuada, (2) os principais polos onde foram realizadas (universidade, estado, ano, tipo de trabalho acadêmico e do Programa de Pós-Graduação), (3) o foco dos objetivos ou problemas/perguntas de pesquisa e (4) o contexto de uso da Resolução de Problemas (Disciplinas, Grupos ou Encontros de Formação). Os resultados evidenciam que a Metodologia se faz mais presente nas pesquisas da última década e que na Formação Inicial é onde se concentram a maior parte dos trabalhos (12), 50% deles em disciplinas da Graduação. Os objetivos ou perguntas de pesquisa tiveram como interesse principal, em sete trabalhos, o estudo das contribuições da Resolução de Problemas na Formação de Professores. Além disso, a maioria dos trabalhos publicados nascem de pesquisas ou orientações de membros do GTERP.

Biografia do Autor

Andresa Maria Justulin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /Bauru (SP), mestrado em Educação Para a Ciência (2009) pela mesma universidade e doutorado em Educação Matemática (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Rio Claro (SP). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, atuando no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Resolução de Problemas, Formação de Professores, atitudes e ensino de Matemática.

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

Justulin, A. M., & Noguti, F. C. H. (2022). A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Formação de Professores. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 212–226. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.825