A Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.825Palavras-chave:
Mapeamento, Formação Inicial, Formação Continuada, Matemática, Resolução de Problemas.Resumo
Este trabalho analisou pesquisas sobre a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na Formação de Professores, a partir do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2006 a 2022. Essa pesquisa, de cunho qualitativo e bibliográfico em relação aos procedimentos de coleta de dados, caracteriza-se como um mapeamento ou estado da arte e busca compreender qual o papel da Metodologia nas pesquisas em Formação de Professores. A vista disso, foram criadas quatro categorias de análise: (1) o principal foco das pesquisas, se na Formação Inicial ou Continuada, (2) os principais polos onde foram realizadas (universidade, estado, ano, tipo de trabalho acadêmico e do Programa de Pós-Graduação), (3) o foco dos objetivos ou problemas/perguntas de pesquisa e (4) o contexto de uso da Resolução de Problemas (Disciplinas, Grupos ou Encontros de Formação). Os resultados evidenciam que a Metodologia se faz mais presente nas pesquisas da última década e que na Formação Inicial é onde se concentram a maior parte dos trabalhos (12), 50% deles em disciplinas da Graduação. Os objetivos ou perguntas de pesquisa tiveram como interesse principal, em sete trabalhos, o estudo das contribuições da Resolução de Problemas na Formação de Professores. Além disso, a maioria dos trabalhos publicados nascem de pesquisas ou orientações de membros do GTERP.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.