Um Ponto de Partida para a Proposição de Problemas nos Anos Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.827

Palavras-chave:

Elaboração de Problemas, Ensino de Matemática, Resolução de Problemas

Resumo

Esta investigação objetiva apresentar um ponto de partida para a abordagem da Proposição de Problemas nos Anos Iniciais. A atividade foi realizada com 19 estudantes de 3º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Blumenau, Brasil. Em relação aos dados elencados, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa; quanto aos seus procedimentos, como uma investigação-ação, tendo os dados sido coletados por meio de registro documental dos problemas e de suas resoluções. Nesse sentido, analisaram-se os dados com base em produções científicas publicadas anteriormente em revistas da área do ensino de Matemática. Como resultados obtidos, destaca-se que o planejamento das atividades de proposição de problemas pelo professor influenciará diretamente no tipo de pensamento matemático que os estudantes desenvolverão durante a proposição e resolução dos problemas; desse modo, o ponto de partida pode predizer pensamentos matemáticos que serão utilizados pelos estudantes durante as atividades.

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

Gieseler, L. C., & Possamai, J. P. (2022). Um Ponto de Partida para a Proposição de Problemas nos Anos Iniciais. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 241–254. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.827