Um Ponto de Partida para a Proposição de Problemas nos Anos Iniciais
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.827Palavras-chave:
Elaboração de Problemas, Ensino de Matemática, Resolução de ProblemasResumo
Esta investigação objetiva apresentar um ponto de partida para a abordagem da Proposição de Problemas nos Anos Iniciais. A atividade foi realizada com 19 estudantes de 3º Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública na cidade de Blumenau, Brasil. Em relação aos dados elencados, o estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa; quanto aos seus procedimentos, como uma investigação-ação, tendo os dados sido coletados por meio de registro documental dos problemas e de suas resoluções. Nesse sentido, analisaram-se os dados com base em produções científicas publicadas anteriormente em revistas da área do ensino de Matemática. Como resultados obtidos, destaca-se que o planejamento das atividades de proposição de problemas pelo professor influenciará diretamente no tipo de pensamento matemático que os estudantes desenvolverão durante a proposição e resolução dos problemas; desse modo, o ponto de partida pode predizer pensamentos matemáticos que serão utilizados pelos estudantes durante as atividades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.