Resolução do problema dos cilindros na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.829

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Trabalho em Grupo, Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a construção de conhecimentos matemáticos na resolução do problema dos cilindros com crianças da Educação Infantil, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto discute-se no referencial teórico as relações entre a Resolução de Problemas e contexto da Educação Infantil. Na sequência, o estudo de natureza qualitativa discute uma prática educativa realizada com crianças de 4 e 5 anos, com a resolução do problema dos cilindros, com o intuito de desenvolver conhecimentos matemáticos relacionados com noções espaciais, dentro e fora, comparação de quantidades, ideia de volume e, também, caracterização informal de cilindro. Como resultados verifica-se que a ação mediadora e reflexiva do professor é essencial para que a construção dos conhecimentos pretendidos se efetive com a resolução de problemas com crianças. As etapas sugeridas para a Metodologia precisaram ser adaptadas levando à uma construção coletiva do processo de resolução, pautada na utilização de materiais manipulativos e na oralidade como expressão do pensamento matemático das crianças.

Biografia do Autor

Gracielle Zager Mandel, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau. Professora da Escola de Educação Básica Hercílio Deeke.

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado de Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela mesma universidade (2011) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Atualmente é pós-doutoranda em Ensino de Ciências, com supervisão da profª Drª Norma S. G. Allevato, na Universidade Cruzeiro do Sul, é professora tempo integral do Departamento de Matemática e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, realizando e orientando pesquisas relacionadas com a Resolução de Problemas no ensino da Matemática. 

Downloads

Publicado

2022-09-17

Como Citar

Mandel, G. Z., & Possamai, J. P. (2022). Resolução do problema dos cilindros na Educação Infantil. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 279–292. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.829