Resolução do problema dos cilindros na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.829Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Trabalho em Grupo, Resolução de ProblemasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a construção de conhecimentos matemáticos na resolução do problema dos cilindros com crianças da Educação Infantil, utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para tanto discute-se no referencial teórico as relações entre a Resolução de Problemas e contexto da Educação Infantil. Na sequência, o estudo de natureza qualitativa discute uma prática educativa realizada com crianças de 4 e 5 anos, com a resolução do problema dos cilindros, com o intuito de desenvolver conhecimentos matemáticos relacionados com noções espaciais, dentro e fora, comparação de quantidades, ideia de volume e, também, caracterização informal de cilindro. Como resultados verifica-se que a ação mediadora e reflexiva do professor é essencial para que a construção dos conhecimentos pretendidos se efetive com a resolução de problemas com crianças. As etapas sugeridas para a Metodologia precisaram ser adaptadas levando à uma construção coletiva do processo de resolução, pautada na utilização de materiais manipulativos e na oralidade como expressão do pensamento matemático das crianças.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.