Nada e menos que nada na perspectiva da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.830

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, História da Matemática, Zero, Números Negativos

Resumo

O presente artigo constitui-se inicialmente com uma abordagem histórica sobre a construção dos números, que no início das civilizações eram utilizados para representar quantidades. Mas, muitas civilizações tiveram a necessidade de representar as ordens faltosas de um número, logo nasceu o zero e avanços matemáticos foram possíveis como a construção dos números negativos que abriu campo para um novo conjunto numérico, os números inteiros. Tais avanços foram possíveis porque o homem teve a necessidade de resolver problemas. É proposto uma atividade sobre o zero e os números negativos para os professores que lecionam para turmas de 6º anos baseada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas defendida pelo GTERP (Grupo de Trabalho e Estudo em Resolução de Problemas).

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Publicado

2022-09-17

Como Citar

Santos, K. R. dos, Borges, L., & Onuchic, L. de la R. (2022). Nada e menos que nada na perspectiva da Resolução de Problemas. Com a Palavra, O Professor, 7(18), 293–307. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.830