Fundamentações Teóricas e Metodológicas da Etnomodelagem: Investigações Brasileiras e Internacionais
Investigações Brasileiras e Internacionais
Palavras-chave:
Etnomodelagem. Fundamentações Metodológicas. Fundamentações Teóricas. Investigações Brasileiras. Investigações Internacionais.Resumo
A literatura brasileira e internacional na área da Educação Matemática é composta por um amplo conjunto bibliográfico de produções que discutem tendências diversas no processo de ensino e aprendizagem em Matemática como a resolução de problemas, as tecnologias em Educação Matemática, a História da Matemática, Etnomatemática e Modelagem Matemática. Existe a necessidade de destacar que essa literatura mostra que existe uma quantidade crescente de pesquisas envolvendo ações pedagógicas em sala de aula que propiciam o desenvolvimento de discussões relacionadas com as conexões entre as bases teóricas e as práticas que envolvem duas ou mais dessas tendências. Dessa maneira, é importante busca uma abordagem metodológica que destaca a complementaridade entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática na perspectiva da Etnomodelagem. Os principais resultados da pesquisa documentada neste artigo mostram que a Etnomodelagem é considerada como uma proposta metodológica para a ação pedagógica da Matemática, pois a sua premissa é a valorização dos saberes/fazeres desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. Esses conhecimentos matemáticos locais se originam em diferentes culturas, podendo ser traduzidos para outros sistemas de conhecimento matemático como o escolar/acadêmico, visando promover a valorização e o respeito à diversidade da cultura local por meio do dinamismo cultura.Referências
ALANGUI, W. V.; SHIRLEY, L. Some conclusions about ethnomathematics: looking ahead. In: ROSA, M.; SHIRLEY, L., GAVARRETE, M. E.; ALANGUI, W. V. (Eds.). Ethnomathematics and its diverse approaches for mathematics education (pp. 357-362). ICEM-13 Monographs. Cham, Switzerland: Springer, 2017.
ALTENBURG, G. S. Contextualizando cultura e tecnologias: um estudo etnomatemático articulado ao ensino de geometria. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Faculdade de Educação. Pelotas, RS: Universidade Federal de Pelotas, 2017.
BABBITT, B., LYLES, D.; EGLASH, R. From ethnomathematics to ethnocomputing: indigenous algorithms in traditional context and contemporary simulation. In S. Mukhopadhyay; W. M. Roth (Eds.). Alternative forms of knowing in mathematics: celebrations of diversity of mathematical practices. Rotterdam, The Netherlands: Sense Publishers, 2012. pp. 205-220.
BARRETO, F. M. Um estudo qualitativo para entender a ação pedagógica da Etnomodelagem com alunos de comunidades rurais e urbanas. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2021.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na educação matemática e na ciência. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2016.
CALDEIRA, A. D. Etnomodelagem e suas relações com a educação matemática na infância. In: ARAÚJO, J. L.; BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D. (Org.). Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife, PE: SBEM, 2007. pp. 81-97.
CORTES, D. P. O. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2017.
D’AMBROSIO, U. Ethnomathematics and its place in the history and pedagogy of mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 5, n. 1, p. 44- 48, 1985.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo, SP: Editora Ática, 1990.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. A Educação Matemática em Revista, v. 1, n. 1, p. 5-11, 1993.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: uma proposta pedagógica para uma civilização em mudança. Anais do I Congresso Brasileiro de Etnomatemática – CBEm–1. São Paulo, SP: EDUSP, 2000. pp. 143-152.
D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. São Paulo, SP: Editora Contexto, 2002. pp. 9-10.
D’AMBROSIO, U. Prefácio. In ROSA, M., OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemática locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.
DUTRA, E. D. R. Etnomodelagem e café: propondo uma ação pedagógica para a sala de aula. 2020. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Perto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2020.
EÇA, J. L. M. Formação continuada à luz da etnomodelagem: implicações para o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática.2020. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Ilhéus: BA: –Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, 2020.
EGLASH, R., BENNETT, A., O’DONNELL, C., JENNINGS, S., CINTORINO, M. Culturally situated designed tools: ethnocomputing from field site to classroom. American Anthropologist, v. 108, n. 2, p. 347-362, 2006.
FERREIRA, E. S. Por uma teoria da Etnomatemática. BOLEMA, v. 6, n. 7, p. 30-35, 1991.
FERREIRA, E. S. Etnomatemática: uma proposta metodológica. Série Reflexão em Educação Matemática. Rio de Janeiro, RJ: MEM/USU, 1997.
KLÜBER, T. E. Modelagem matemática e etnomatemática no contexto da educação matemática: aspectos filosóficos e epistemológicos. Dissertação de mestrado não publicada. Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2007.
LETT, J. Emic-etic distinctions. In: LEVINSON, D.; EMBER, M. (Eds.). Encyclopedia of cultural anthropology. New York, NY: Henry Holt and Company, 1996. p. 382-383.
LEWIS, S T. Theorizing teaching practices in mathematical modelling contexts through the examination of teacher scaffolding. Graduate School. Doctorate of Philosophy. Columbus, OH: The Ohio State University, 2018.
MADRUGA, Z. E. F. A criação de alegorias de carnaval: das relações entre Modelagem matemática, Etnomatemática e cognição. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Porto Alegre, RS: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012.
MADRUGA, Z. E. F. Concepções de Modelagem matemática nas pesquisas em Etnomodelagem. Anais do VIII Seminário Internacional em Matemática – VIII SIPEM. Ituiutaba, MG: UFU/SBEM, 2021. pp. 935-949.
MARTINS, R. B. G. Etnomodelagem: Modelagem matemática no interior de uma comunidade rural sustentável. 2020. Dissertação de Mestrado em Educação. São Carlos, SP: Universidade Federal de São Carlos, 2020.
MESQUITA, A. P. S. S. Uma análise sociocrítica da etnomodelagem como uma ação pedagógica para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos em uma comunidade periférica. Dissertação Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2020.
OREY, D. C. The ethnomathematics of Sioux tipi and cone. In: SELIN, H. (Ed.). Mathematics across cultures: the history of non-western mathematics. Norwell, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2000. pp. 239-253.
PIMENTEL, C. C. Etnomodelagem: uma abordagem de conceitos geométricos no cemitério de Arraias – TO. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática. Arraias, TO: Universidade Federal do Tocantins, 2019.
PRADHAN, J. B. Mathematical ideas in Chundara culture: unfolding a Nepalese teaching and learning system. In: ROSA, M., SHIRLEY, L., GAVARRETE, M. E.; ALANGUI, W. V. (Eds.). Ethnomathematics and its diverse approaches for mathematics education. Cham, Switzerland: Springer, 2017. pp. 125-152.
REGES, A. M. M. O ensino da geometria com enfoque na Etnomodelagem. Dissertação de Mestrado em Matemática. Mossoró, RN: Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2013.
RODRIGUES, J. Explorando a perspectiva de pesquisadores e participantes de trilhas de matemática sobre a (re)descoberta do conhecimento matemático fora da escola: um estudo qualitativo em Etnomodelagem. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2021.
ROSA, M. From reality to mathematical modelling: a proposal for using ethnomathematical knowledge. Master’s degree thesis in Education. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento - CSUS, 2000.
ROSA, M. Currículo e matemática: algumas considerações na perspectiva Etnomatemática. Plures Humanidades, v. 6, n. 6, p. 81-96, 2005.
ROSA, M. A Mixed-methods study to understand the perceptions of high school leader about English language learners (ELL): the case of mathematics. Doctorate Dissertation. Educational Leadership Program. College of Education. Sacramento, CA: California State University, Sacramento, 2010.
ROSA FILHO, O. Etnomodelagem: investigando a arte da tapeçaria em uma comunidade local de Cachoeira do Brumado. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática. Ouro Preto, MG: Universidade Federal de Ouro Preto, 2022.
ROSA, M.; OREY, D. C. Vinho e queijo: Etnomatemática e Modelagem! BOLEMA, v. 16, n. 20, p. 1-16, 2003.
ROSA, M.; OREY, D. C. Tendências atuais da Etnomatemática como um programa: rumo à ação pedagógica. ZETETIKÉ, v. 13, n. 23, p. 121-136, 2005.
ROSA, M.; OREY, D. C. Abordagens atuais do programa Etnomatemática: Delineando um caminho para a ação pedagógica. BOLEMA, v. 19, n. 26, p. 19-48, 2006.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling: a pedagogical action for uncovering ethnomathematical practices. Journal of Mathematical Modelling and Application, v. 1, n. 3, p. 58-67, 2010a.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 3, n. 2, p. 14-23, 2010b.
ROSA, M.; OREY, D. C. O campo de pesquisa em Etnomodelagem: as abordagens êmica, ética e dialética. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 4, p. 865-879, 2012.
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodelling as a methodology for ethnomathematics. In: GLORIA A. STILLMAN; JILL BROWN. (Org.). Teaching mathematical modelling: connecting to research and practice. International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling. Dordrecht, The Netherlands: Springer, 2013. pp. 77-88.
ROSA, M., OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemática locais. São Paulo, SP: Editora Livraria da Física, 2017.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem como um movimento de glocalização nos contextos da etnomatemática e da Modelagem. Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 11, p. 258-283, 2020.
ROSA, M.; SILVA, C. M.; BERALDO, R. M. N.; VIALTA, R.; DEL CONTI, M. I. A. Café: Etnomatemática e Modelagem. Especialização em Educação Matemática. Campinas, SP: Pontifícia Universidade Católica em Campinas, 1999.
SCANDIUZZI, P. P. Água e óleo: Modelagem e Etnomatemática. BOLEMA, v. 15, n. 17, p. 52-58, 2002.
SANTOS, J. Produção artesanal de chocolate e Etnomodelagem: construção do conceito de função por estudantes do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Ilhéus, BA: Universidade Estadual de Santa Cruz, 2020.
SHOCKEY, T.; MITCHELL, J. B. An ethnomodel of a traditional Penobscot summer dwelling. RIPEM, v. 6, n. 1, p. 178-195, 2016.
SHOCKEY, T.; MITCHELL, J. B. An ethnomodel of a Penobscot lodge. In: ROSA, M., SHIRLEY, L., GAVARRETE, M. E.; ALANGUI, W. V. (Eds.). Ethnomathematics and its diverse approaches for mathematics education. Cham, Switzerland: Springer, 2017. pp. 257-282.
SONEGO, G. V. As contribuições da etnomodelagem matemática no estudo da geometria. 2009. Dissertação de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemátia. Santa Maria, RS: Universidade Franciscana, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.