A criação do Grupo de Pesquisa EduMatCon e a formação de professores de matemática na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.851Resumo
Neste artigo, apresenta-se um aprofundamento incial[1] da trajetória do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade (EdMatCon) vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Para este fim, delineia-se a sua constituição e contexto desde sua criação em 2011 até o corrente ano, com objetivo de refletir sobre perspectivas de formação do (a) professor (a) de matemática por meio de um grupo de pesquisa. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e documental: baseada na literatura da formação de professores inicial e continuada, inserida na Educação Matemática, e, com foco também em documentos – registros da história do Grupo. Nas considerações finais, aponta-se que, a produção de conhecimento é um desafio ao professor e, que o Grupo de Pesquisa EduMatCon se caracteriza como lócus privilegiado para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e construção de aprendizagens na Formação de Professores de Matemática. [1] Chama-se atenção que o resgate da história do Grupo EduMatCon é um projeto de pesquisa que visa publicações até culminar com o ebook sobre essa temática. Anteriormente, um ensaio foi apresentado no XIX Encontro Baiano de Educação Matemática (EBEM), com o título Grupo de Pesquisa EduMatCon: trajetória de estudos e pesquisas para a formação de professores de matemática na contemporaneidade. Nesse artigo, expande-se essa pesquisa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.