O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.874Palavras-chave:
Grupo de Pesquisa, Educação Matemática, Formação de Professores, MatemáticaResumo
Este artigo objetiva apresentar o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq); descrever algumas das atividades desenvolvidas e refletir sobre o que significaram professores e futuros professores de Matemática acerca do proposto para a sua formação e [futura] prática profissional. Trata-se dos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação que, para relatar as práticas desenvolvidas pelo grupo, tomou como base de produção de dados o Sistema de Planejamento e Gestão Universitária (SPGU) da instituição, além do ambiente virtual do próprio grupo e do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Dez, dos quinze participantes do Grupo participaram voluntariamente da pesquisa, respondendo ao questionário criado a partir do problema da pesquisa: Qual a influência da participação no LEPEM para a sua formação e [futura] prática profissional? Os dados produzidos revelaram que o grupo foi constituído numa perspectiva que articula o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, tendo a pesquisa como eixo central do trabalho. As narrativas dos participantes revelaram a importância que o LEPEM ocupa para os seus percursos de desenvolvimento profissional.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.