O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.874

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa, Educação Matemática, Formação de Professores, Matemática

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq); descrever algumas das atividades desenvolvidas e refletir sobre o que significaram professores e futuros professores de Matemática acerca do proposto para a sua formação e [futura] prática profissional. Trata-se dos resultados de uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-Ação que, para relatar as práticas desenvolvidas pelo grupo, tomou como base de produção de dados o Sistema de Planejamento e Gestão Universitária (SPGU) da instituição, além do ambiente virtual do próprio grupo e do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Dez, dos quinze participantes do Grupo participaram voluntariamente da pesquisa, respondendo ao questionário criado a partir do problema da pesquisa: Qual a influência da participação no LEPEM para a sua formação e [futura] prática profissional? Os dados produzidos revelaram que o grupo foi constituído numa perspectiva que articula o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, tendo a pesquisa como eixo central do trabalho. As narrativas dos participantes revelaram a importância que o LEPEM ocupa para os seus percursos de desenvolvimento profissional.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Silva, A. J. N. da, Santos, A. S. da S., Miranda, C. dos A. de, & Souza, P. S. S. de. (2023). O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática da UNEB e o constituir-se professor pesquisador: itinerários e narrativas de formação. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 246–267. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.874