GDICEM: trajetória de um grupo de estudo e sua contribuição para a Educação Matemática na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.877

Palavras-chave:

Grupo de Estudo, Educação Matemática, Pesquisa, Colaboração, GDICEM

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM), vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi criado em 2008 com a finalidade de reunir pesquisadores e profissionais da educação com interesses e objetivos comuns em prol da pesquisa científica para a melhoria de processos de ensino e de aprendizagem no âmbito da Matemática e das Ciências. O GDICEM tem como premissa básica a melhoria da formação matemática, química, física e biológica ofertada ao cidadão, assim como a construção de espaços de discussão entre a investigação educativa e as práticas docentes e as articulações pertinentes entre Educação Básica e Estudos Superiores, que se manifestam fundamentais para a qualidade da educação. A sistemática das reuniões de estudo e trabalho prima pelo desenvolvimento de ciclos de formações orientados ao estudo, planejamento, desenho, aplicação, análise e avaliação de sequências de ensino com vistas a compreensão e transformação das práticas. As produções científicas geradas pelo grupo são difundidas pelos artigos em periódicos nacionais e internacionais e pelas dissertações e teses produzidas pelos membros dentro dos programas de pós-graduação em que participam.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Campos, M. A., Gusmão, T. C. R. S., Alexandre, J., & Odetti, H. S. (2023). GDICEM: trajetória de um grupo de estudo e sua contribuição para a Educação Matemática na Bahia. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 229–245. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.877