GDICEM: trajetória de um grupo de estudo e sua contribuição para a Educação Matemática na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.877Palavras-chave:
Grupo de Estudo, Educação Matemática, Pesquisa, Colaboração, GDICEMResumo
O Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM), vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foi criado em 2008 com a finalidade de reunir pesquisadores e profissionais da educação com interesses e objetivos comuns em prol da pesquisa científica para a melhoria de processos de ensino e de aprendizagem no âmbito da Matemática e das Ciências. O GDICEM tem como premissa básica a melhoria da formação matemática, química, física e biológica ofertada ao cidadão, assim como a construção de espaços de discussão entre a investigação educativa e as práticas docentes e as articulações pertinentes entre Educação Básica e Estudos Superiores, que se manifestam fundamentais para a qualidade da educação. A sistemática das reuniões de estudo e trabalho prima pelo desenvolvimento de ciclos de formações orientados ao estudo, planejamento, desenho, aplicação, análise e avaliação de sequências de ensino com vistas a compreensão e transformação das práticas. As produções científicas geradas pelo grupo são difundidas pelos artigos em periódicos nacionais e internacionais e pelas dissertações e teses produzidas pelos membros dentro dos programas de pós-graduação em que participam.Referências
GODINO, J. D. Un enfoque ontológico y semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactique des Mathématiques, 22, (2/3), p. 237284, 2002.
GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva. Los procesos metacognitivos en la comprensión de las prácticas de los estudiantes cuando resuelven problemas matemáticos: uma perspectiva ontosemiótica. 2006. Tese (Doutorado em Didática da Matemática) Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2006. Disponível em: <http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/documentos/Tesis_doctoral_Tania_Gusmao.pdf>.
GUSMAO, Tânia Cristina Rocha Silva; MOLL, Vicenç F. Ciclo de estudo e desenho de tarefas. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 22, n.3, p. 666-697, 2020. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i3p666-697
OLIVEIRA, Carloney Carlos. Práticas pedagógicas na formação de professores que ensinam Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 16, p. 74-76, 2021.
SEVERO, A.; ONUCHIC, L. Ensinar, aprender e avaliar Estatística através da Resolução de Problemas: uma experiência de abordagem remota e suas implicações didático-metodológicas. Com a Palavra, o Professor, v. 7, n. 18, p. 227-240, 2022. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i18.826
TINTI, D.; SILVA, J. A extensão universitária como possibilidade de constituição de espaços colaborativos para a formação de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 14, p. 337-352, 1 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.