Introdução a Robótica: uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação

Autores

Palavras-chave:

Robótica, Sequência Didática, Linguagem de Programação.

Resumo

Esse relato de experiência apresenta as etapas que compõem uma proposta de sequência didática para o estudo da Robótica realizadas no Simulador Online Wokwi, com um grupo de estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio de Instituto Federal do Norte de Minas Campus Avançado Janaúba. A abordagem elaborada na sequência didática teve como aporte teórico o método Predict, Run, Investigate, Modifiy and Maker (PRIMM) e a investigação adotou os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa. A pesquisa apresenta a seguinte problemática: Quais as contribuições uma sequência didática envolvendo robótica traz para a aprendizagem de Linguagem de Programação? E objetiva compreender essas ressonâncias na prática curricular docente. Constatou-se que a Robótica por ser um conteúdo capaz de mobilizar diversos conhecimentos, aliado ao uso do método PRIMM como estrutura de aprendizagem, possibilitou uma experiência pedagógica mais interativa e atrativa nas aulas de Linguagem de Programação.

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Antunes, F. C. de C. (2022). Introdução a Robótica: uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 175–183. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/880

Edição

Seção

Número Temático: Ensino Remoto