Introdução a Robótica: uma proposta de sequência didática para o ensino de Programação
Palavras-chave:
Robótica, Sequência Didática, Linguagem de Programação.Resumo
Esse relato de experiência apresenta as etapas que compõem uma proposta de sequência didática para o estudo da Robótica realizadas no Simulador Online Wokwi, com um grupo de estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio de Instituto Federal do Norte de Minas Campus Avançado Janaúba. A abordagem elaborada na sequência didática teve como aporte teórico o método Predict, Run, Investigate, Modifiy and Maker (PRIMM) e a investigação adotou os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa. A pesquisa apresenta a seguinte problemática: Quais as contribuições uma sequência didática envolvendo robótica traz para a aprendizagem de Linguagem de Programação? E objetiva compreender essas ressonâncias na prática curricular docente. Constatou-se que a Robótica por ser um conteúdo capaz de mobilizar diversos conhecimentos, aliado ao uso do método PRIMM como estrutura de aprendizagem, possibilitou uma experiência pedagógica mais interativa e atrativa nas aulas de Linguagem de Programação.Referências
CRUZ, L.; BARRETO, A. C.; FERREIRA, L. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra, o Professor, v. 5, n. 12, p. 355-372, 31 ago. 2020.
PAPERT, S. Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
QUEIROZ, R. L., & SAMPAIO, F. F. DuinoBlocks for Kids: Um ambiente de programação em blocos para o ensino de conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional. Anais do XXXVI CSBC. Porto Alegre: PUC-RS, 2016.
TOLLERVEY, NICHOLAS H. Programming with MicroPython: embedded programming with microcontrollers and Python. " O'Reilly Media, Inc.", 2017.
SENTANCE, SUE; WAITE, JANE; KALLIA, MARIA. Teaching computer programming with PRIMM: a sociocultural perspective. Computer Science Education, v. 29, n. 2-3, p. 136-176, 2019.
VASCONCELOS, C. A. V.; SANTOS, J. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 16, p. 205-228, 29 dez. 2021.
VICENTIN, D.; SOUTO, D. Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos. Com a Palavra, o Professor, v. 6, n. 16, p. 56-73, 29 dez. 2021.
WULAN, W., & SABARA, E. Desain dan implementasi media pembelajaran mikrokontroler berbasis hybrid learning menggunakan wokwi simulation. Jurnal Media Elektrik, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.