Ângulos e triângulos no 7º ano: conceitos e aplicações em diferentes ambientes de aprendizagem
Palavras-chave:
Ângulos, Triângulos, Ensino-Aprendizagem, Sequência didática.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar uma sequência didática proposta no material didático da rede de ensino de São Paulo, Aprender Sempre, acerca dos objetos ângulos e triângulos, unidade temática: Geometria, determinadas pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo, norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O planejamento das aulas foi além do material didático. Por meio de pesquisas e reflexões realizadas a cada atividade finalizada buscou-se diferentes estratégias, com diversos recursos associados aos ambientes de ensino escolar, laboratório de informática e sala de aula. As atividades foram desenvolvidas com duas turmas do sétimo ano, anos finais do Ensino Fundamental, da Unidade Municipal de Ensino Padre Manoel da Nóbrega, na cidade de Cubatão-SP, no ano de 2022. Após a aplicação da sequência didática constatou-se que os objetivos foram atingidos. As mediações e intervenções foram necessárias a cada etapa favorecendo a equidade dos processos de ensino e aprendizagem.Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2017.
BOALER, Jo. O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso; tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Fernando Amaral Carnaúba. Porto Alegre: Penso, 2019.
BOYER, C. B. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. 2ª Ed.São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1996.
GROSSI, M. G. R., Minoda, D. de S. M., & FONSECA, R. G. P. (2020). Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 150-170. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.53672
MACHADO, Nilson José. Matemática e Língua Materna (análise de uma impregnação mútua). São Paulo: Cortez, 2011.
MENDES, I.A. Matemática e Investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
SÃO PAULO. Aprender Sempre 2022 Volume 1 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Material do professor. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/ Acesso: 01/02/2022.
SÃO PAULO. Aprender Sempre 2022 Volume 1, 7º ano do Ensino Fundamental Material do aluno. São Paulo: EFAPE, 2022. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/educacao-infantil-e-ensino-fundamental/aprender-sempre-ef/> Acesso: 01/02/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.