Prática de pesquisa no Ensino Médio: uma aprendizagem significativa
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Estatística Inferencial, Itinerários Formativos, InvestigaçãoResumo
O presente relato apresenta uma experiência de uma prática com 39 alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino localizada na cidade de Cajazeiras Paraíba. A prática sucitou de uma vivência de investigação por meio de uma atividade de pesquisa onde os alunos puderam estabelecer uma relação entre teoria e prática por meio da Estatística Inferencial. A prática propiciou a imersão direta dos alunos no campo de pesquisa que aconteceu em 6 momentos, de forma que, foi possível para o aluno construir sua própria aprendizagem pautada na autonomia e na interatividade. A atividade teve como premissa a aproximação do aluno com a realidade social na qual ele está inserido, instigando a prática de pesquisa, seleção, análise, questionamentos e argumentações. O desenvolvimento se apresentou bastante revelador, no sentido de despertar o interesse dos alunos por meio da criatividade e engajamento. Por fim, podemos destacar que os alunos conseguiram atingir o objetivo proposto, se destacando nas atividades que exigiram pensamento crítico, organização e discussão das temática aboradadas.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio: Matemática e suas tecnologias. MEC/Secretaria de Educação Básica, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/itinerarios-formativos-do-novo-ensino-medio/matematica-e-suas-tecnologias>. Acesso em: 05 nov. 2022.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. 3ª Edição. Campinas-SP: Autores Associados, 2010.
MICOTTI, Maria Cecilia de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 1999. (p. 153-167).
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.
SKOVSMOSE, O: Cenários para investigação. Bolema, nº 14, p. 66 a 91, 2000. Disponível em:< https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635>. Acesso em: 30 out. 2022.
VIGOTSKY, L. S.: A Formação social da mente, cap. 6, p. 87-105. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.