Escape Room e Logaritmos: uma proposta avaliativa com jogos digitais durante as aulas remotas

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Jogos Digitais, Avaliação, Ensino Remoto

Resumo

Este relato descreve uma experiência no ensino de Matemática com um jogo digital educativo desenvolvido pelo autor para o processo avaliativo sobre logaritmos, durante o ensino remoto ocorrido com a pandemia do Covid-19. Nessa perspectiva o estudo discute os benefícios e desafios para utilização de jogos digitais educativos no processo avaliativo de alunos de dois cursos técnicos integrados de uma instituição de ensino público federal do município norte mineiro.  A experiência mostra que os alunos foram receptivos com o formato da avaliação, construíram significados sobre o conteúdo abordado e apontaram possibilidades para a continuidade da abordagem e melhoria do processo. O jogo digital apresentou-se como um recurso lúdico e motivador para a maioria dos participantes, assim como auxiliou na construção de significados das aplicações do conteúdo, melhorando o seu entendimento. O processo também nos faz refletir sobre a necessidade de possibilitar diferentes mecanismos de avaliação e que auxiliem os estudantes na construção de habilidades de investigação, de construção de modelos e de resolução de problemas.

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Nunes, D. M. (2022). Escape Room e Logaritmos: uma proposta avaliativa com jogos digitais durante as aulas remotas. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 149–164. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/889

Edição

Seção

Número Temático: Ensino Remoto