Sala de aula invertida no ensino de função afim: uma experiência docente
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.890Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Aprendizagem, Matemática, Função Afim, Professor.Resumo
Este relato de experiência se baseia na utilização da metodologia ativa, sala de aula invertida, em conexão com mapa mental e características do peer instruction, no ensino de função afim, numa instituição de ensino pública localizada na cidade de Araçuaí-MG. Estiveram envolvidos nesta atividade 95 alunos do 1º ano de três cursos integrados ao ensino médio e a docente de matemática nestas turmas. De uma maneira geral o objetivo deste relato foi descrever as observações em relação a receptividade dos alunos quanto a utilização de metodologias ativas, considerando também a prática docente. Ao considerar o planejamento metodológico, organizado em 4 momentos, e os resultados a partir da execução dos mesmos, foram observadas contribuições interessantes e importantes de serem avaliadas para o processo de ensino aprendizagem, evidenciado que modificações na prática docente devem ser consideradas, proporcionando uma superação de um modelo tradicional, totalmente expositivo e impositivo com centro exclusivo no professor, e abrindo espaço para que as mudanças que ocorrem na sociedade, possam se aproximar do ambiente educacional, de forma crítica e considerando a realidade inserida.Referências
BERBEL, N. A. N. (2011) As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40. Disponível em <http://menteaprendente.com/wp-content/uploads/2020/08/As-metodologias-ativas-e-a-promocao-da-autonomia-de-estudantes.pdf> Acesso em 07 de nov. de 2022.
DIESEL A; BALDEZ, A. L. S; MARTINS, S. N M. Os princípios das metodologias ativas de
ensino: uma abordagem teórica. CIÊNCIAS HUMANAS. IFSUL. 2014. V14. N1. P. 268-288. Disponível em <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404/295 >.Acesso de 19 de set. de 2022.
LOVATO, L. F.; MICHELOTTI A.; SILVA C. B.; LORETTO, E. L. S.. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, Canoas v.20 n.2 p.154-171 mar./abr. 2018.
MORÁN, J. M. (2015) Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A., & Torres-Morales, O. E. (orgs.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: UEPG.
OLIVEIRA, T. E.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.. Sala de aula invertida (flipped classroom): inovando as aulas de física. Física na escola. São Paulo. Vol. 14, n. 2 (out. 2016), p. 4-13, 2016. Disponível em <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/159368>. Acesso em 18 de mai de 2022.
RODRIGUES, E. M; BILESSIMO, S. M. S. Inovação Na Prática Docente: Uso Das Tecnologias
Digitais Como Apoio Nas Aulas De Cálculo Em Uma Ies Catarinense. III Seminário de Ciências Sociais Aplicadas. Santa Catarina, v.3, n.3, 2012. Disponível em <http://periodicos.unesc.net/seminariocsa/article/view/680>. Acesso em 28 de abr. de 2019.
SILVA, J. B.; SALES, G. L.; CASTRO, J. B.; Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, 2019.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1806-11172019000400502&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 03 e out. 2022.
SILVEIRA JUNIOR, C. R.; Sala de aula invertida: por onde começar?. IFG, 2020. Disponível em <https://www.ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20onde%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf>. Acesso em 16 de out. de 2022.
SCHMITZ, Elieser Xisto da Silva Schmitz. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. 2016. 185 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede ) - Universidade Federal de Santa Maria , Santa Maria, RS, 2016.
TARDIF, M. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade [online]. 2013, 34(123), 551-571.ISSN: 0101-7330. Disponível em: <https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87328002015>. Acesso em 25 de abr. de 2022.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da
sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial n.4, 79-97. Disponível em <https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf>. Acesso em 18 de mai. de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.