Sala de aula invertida no ensino de função afim: uma experiência docente

Autores

  • Thaiana Martins Marques Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG https://orcid.org/0000-0002-3294-5098
  • Claudinei de Camargo Sant´Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Irani Parolin Sant´Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.890

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Aprendizagem, Matemática, Função Afim, Professor.

Resumo

Este relato de experiência se baseia na utilização da metodologia ativa, sala de aula invertida, em conexão com mapa mental e características do peer instruction, no ensino de função afim, numa instituição de ensino pública localizada na cidade de Araçuaí-MG. Estiveram envolvidos nesta atividade 95 alunos do 1º ano de três cursos integrados ao ensino médio e a docente de matemática nestas turmas. De uma maneira geral o objetivo deste relato foi descrever as observações em relação a receptividade dos alunos quanto a utilização de metodologias ativas, considerando também a prática docente. Ao considerar o planejamento metodológico, organizado em 4 momentos, e os resultados a partir da execução dos mesmos, foram  observadas contribuições interessantes e importantes de serem avaliadas para o processo de ensino aprendizagem, evidenciado que modificações na prática docente devem ser consideradas, proporcionando uma superação de um modelo tradicional, totalmente expositivo e impositivo com centro exclusivo no professor, e abrindo espaço para que as mudanças que ocorrem na sociedade, possam se aproximar do ambiente educacional, de forma crítica e considerando a realidade inserida.

Biografia do Autor

Thaiana Martins Marques, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais-IFNMG

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0945303592576484

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Marques, T. M., Sant´Ana, C. de C., & Sant´Ana, I. P. (2022). Sala de aula invertida no ensino de função afim: uma experiência docente. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 195–210. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.890

Edição

Seção

Número Temático: Ensino Remoto