Uma aula sobre Cálculo algébrico no ensino Remoto Emergencial
Palavras-chave:
: Cálculo algébrico. Ensino remoto. recursos tecnológicos.Resumo
Este relato tem por objetivo descrever e refletir sobre uma aula desenvolvida no ensino remoto emergencial sobre cálculo agébrico. A aula foi realizada em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, com 25 min. de aula assíncrona e duas aulas sícronas de 50 min. Os recursos utilizados para o desenvolvimento dessa aula foram whatsapp, power point, YouTube, Google meet Jambord. Os alunos foram avaliados durante todo processo. Ao final da aula foi possível perceber que a forma conduzida permitiu um maior engajamento dos estudantes. Essa aula de cálculo algébrico foi uma das primeiras aulas desenvolvidas na durante o ensino remoto, e foi notório que a utilização de recursos tecnológicos simples pode proporcionar uma aula que coloque o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. O ensino remoto emergencial foi um dos maiores desafios enquanto educador, em contrapartida foi também um momento de aprendizados e decobertas. Foi possível compreender e perceber o quanto os professores podem se reiventar e aprender com os alunos.Referências
ALBUQUERQUE, I. C. A. LIMA, J. V. R. SARINHO E. A. NASCIMENTO, M. E. S. Números Inteiros: Uma experiência para além da Extensão Universitária. Lajeado: Destaques acadêmicos. Com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA), v.6, n.16, p.18-32, setembro-dezembro/ 2021.
COSTA, A. S. AZEVEDO, J. M. RODRIGUES, M. P. HAUSCHILD, C. A. DULLIUS, M. M. Investigando as dificuldades apresentadas em álgebra por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Lajeado: Destaques acadêmicos, v.8, n. 4, p. 159- 176, 2016.
BIANCHINI, Edwaldo. Matemática ensino fundamental. 8 ed. São Paulo, Moderna, 2015.
VASCONCELOS, C. A. SANTOS, J. C. S. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática. Com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA), v6, n16,205-227, setembro-dezembro,2021.
VICENTIN, D. M. SOUTO, D. L. P. Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos. Com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA) v6, n16, p. 56-73, setembro-dezembro,2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.