Uma aula sobre Cálculo algébrico no ensino Remoto Emergencial

Autores

  • Tamiles da Silva Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0002-6627-6320
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC

Palavras-chave:

: Cálculo algébrico. Ensino remoto. recursos tecnológicos.

Resumo

Este relato tem por objetivo descrever e refletir sobre uma aula desenvolvida no   ensino remoto emergencial sobre cálculo agébrico. A aula foi realizada em uma turma do 8º ano do ensino fundamental, com 25 min. de aula assíncrona e duas aulas sícronas de 50 min. Os recursos utilizados para o desenvolvimento dessa aula foram whatsapp, power point, YouTube, Google meet Jambord. Os alunos foram avaliados durante todo processo. Ao final da aula foi possível perceber que a forma conduzida permitiu um maior engajamento dos estudantes. Essa aula de cálculo algébrico foi uma das primeiras aulas desenvolvidas na durante o ensino remoto, e foi notório que a utilização de recursos tecnológicos simples pode proporcionar uma aula que coloque o estudante no centro do processo de ensino e aprendizagem. O ensino remoto emergencial foi um dos maiores desafios enquanto educador, em contrapartida foi também um momento de aprendizados e decobertas. Foi possível compreender e perceber o quanto os professores podem se reiventar e aprender com os alunos.    

Referências

ALBUQUERQUE, I. C. A. LIMA, J. V. R. SARINHO E. A. NASCIMENTO, M. E. S. Números Inteiros: Uma experiência para além da Extensão Universitária. Lajeado: Destaques acadêmicos. Com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA), v.6, n.16, p.18-32, setembro-dezembro/ 2021.

COSTA, A. S. AZEVEDO, J. M. RODRIGUES, M. P. HAUSCHILD, C. A. DULLIUS, M. M. Investigando as dificuldades apresentadas em álgebra por alunos do oitavo ano do ensino fundamental. Lajeado: Destaques acadêmicos, v.8, n. 4, p. 159- 176, 2016.

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática ensino fundamental. 8 ed. São Paulo, Moderna, 2015.

VASCONCELOS, C. A. SANTOS, J. C. S. Contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação à prática dos professores de Matemática. Com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA), v6, n16,205-227, setembro-dezembro,2021.

VICENTIN, D. M. SOUTO, D. L. P. Mudança de ambientes escolares quanto ao uso das tecnologias digitais: alguns indicativos. Com a palavra, o professor. Vitória da Conquista (BA) v6, n16, p. 56-73, setembro-dezembro,2021.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Oliveira, T. da S., & Santana, E. R. dos S. (2022). Uma aula sobre Cálculo algébrico no ensino Remoto Emergencial. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 165–174. Recuperado de http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/895

Edição

Seção

Número Temático: Ensino Remoto