Um relato de experiência da utilização de RPG Pedagógico no Ensino de Matemática

Autores

  • Felipe Queiroz da Silva CIEP 285 - Luiz José Daflon Gomes-RJ https://orcid.org/0000-0003-3202-6099
  • Sandro Rodrigues Mazorche Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) https://orcid.org/0000-0003-1429-4559
  • Irani Parolin Sant´Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.897

Palavras-chave:

Jogos, RPG Pedagógico, Ensino de Matemática, Ludicidade

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar o relato de uma experiência de aplicação de jogo de RPG (Role-Playing Game) Pedagógico realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. Seu objetivo é analisar as potencialidades da aplicação dos jogos de RPG como ferramenta pedagógica na motivação dos estudantes, introdução e revisão de conteúdos matemáticos. Os participantes receberam bem a proposta e se envolveram no desenvolvimento das atividades, relatando ganhos na compreensão dos componentes trabalhados e interesse pela participação na atividade. A análise dos resultados indica que jogos de RPG Pedagógico podem ser importantes ferramentas para aumentar o engajamento dos estudantes em atividades, podendo ser utilizados tanto antes quanto depois da aplicação dos conteúdos.

Referências

BARRETO, A. F.; SANT’ANA, C. D. C.; SANT’ANA, I. P. A gamificação no processo de ensino e aprendizagem da Matemática por meio da Webquest e do Scratch. Revista De Iniciação à Docência, v. 4, n. 1, p. 44 – 59, jan 2020. Disponível em: https://periodicos2. uesb.br/index.php/rid/article/view/6144. Acesso em: 31 out. 2022.
BRITO, C. S.; SANT’ANA, C. C. Formação docente e jogos digitais no ensino de matemática. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 415–434, 2020. DOI: 10.26568/2359-2087.2020.4100. Disponível em: https://periodicos. unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4100. Acesso em: 31 out. 2022.
FAIRCHILD, T. M. Leitura de impressos de RPG no Brasil: o satânico e o secular. Orientador: Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto. 442 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-2901200 9-154852/pt-br.php. Acesso em: 31 out. 2022.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. 243 p. ISBN 85-273-0075-3.
MARCATTO, A. Saindo do Quadro. São Paulo: Exata Comunicação e Serviços, 1996. 190 p. ISBN 85-900-2131-9.
MCGONIGAL, J. A Realidade em Jogo. 1. ed. São Paulo: Best Seller, 2012. 378 p. ISBN 85-768-4522-9
MOREIRA, G.E.; SOUZA, M. N. M. O jogo como procedimento avaliativo para as aprendizagens Matemáticas. Com a Palavra, O Professor, v.5, n.11, p. 51-69, 2020. DOI: 10.23864/cpp.v5i11.295. Disponível em: https:// http://revista.geem. mat.br/index.php/CPP/article/view/295. Acesso em: 31 out. 2022.
PEREIRA, C. E. K.; ANDRADE, F. M.; RICON, L. E. O Desafio dos Bandeirantes: Aventuras na Terra de Santa Cruz. Rio de Janeiro: GSA, 1992. 130 p.
POOL, M. A. P. Desafios Educacionais Criativos Associados Às Práticas Docentes: estudo de Caso Considerando RPG Educacional. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Lucia Maria Martins Giraffa. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) – Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7864. Acesso em: 31 out. 2022.
SANTOS, D. A. T. Quem disse que Matemática não é brincadeira? Geometria, jogos digitais e ludicidade no ciclo da alfabetização. Com a Palavra, O Professor, v.2, n.2, p. 26-37, 2017. DOI: 10.23864/cpp-v2-n1-159. Disponível em: https:// http://revista.geem. mat.br/index.php/CPP/article/view/159. Acesso em: 31 out. 2022.
SILVA, F. Q. Usando RPG no Ensino da Matemática. Orientador: Prof. Dr. Sandro Rodrigues Mazorche. 76 f. Dissertação (PROFMAT) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora 2014. Disponível emxx: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/746. Acesso em: 31 out. 2022.
SILVA, O. S. F.; SOUZA, D. C. Formação docente para práticas multiletradas com jogos digitais na Matemática: compreendendo o jogo. Com a Palavra, O Professor, v.6, n.16, p. 138-159, 2021. DOI: 10.23864/cpp.v6i16.571. Disponível em: https:// http://revista. geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/571. Acesso em: 31 out. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Silva, F. Q. da, Mazorche, S. R., Sant’Ana, C. de C., & Sant´Ana, I. P. (2022). Um relato de experiência da utilização de RPG Pedagógico no Ensino de Matemática. Com a Palavra, O Professor, 7(19), 122–134. https://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.897

Edição

Seção

Número Temático: Ensino Remoto