Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura: do início às ações atuais

Autores

  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Jean Paixão Oliveira Prefeitura Municipal de Ruy Barbosa - BA https://orcid.org/0000-0002-5509-7124

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.904

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa. Formação inicial. Formação continuada. Etnomodelagem. Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo objetiva difundir as ações realizadas no âmbito Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências em Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), formado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e professores da Educação Básica, contribuindo para o debate sobre tendências em Educação Matemática. Entende-se o GEPTEMaC como um espaço de formação inicial e continuada, que ocorre por meio do compartilhamento de ideias e ações coletivas e colaborativas. Compreende-se o trabalho coletivo como ponto de partida para superação e entendimento de vários problemas da prática, e como meio para formação profissional. O Grupo se embasa na Etnomatemática e Modelagem Matemática, para os estudos e investigações em Etnomodelagem, e na Resolução de Problemas como aportes teóricos para as discussões e execuções de suas ações. Trata-se de um Grupo emergente que, por meio das diversas pesquisas publicadas e das ações de extensão como eventos, palestras e cursos, vem demarcando território, fincando estacas e se consolidando como Grupo de Estudos e Pesquisas na Bahia.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Madruga, Z. E. de F., & Oliveira, J. P. (2023). Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura: do início às ações atuais. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 184–202. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.904