Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisa e Educação Matemática Escolar: uma possível ponte entre a universidade e a escola

Autores

  • Rosemeire de Fatima Batistela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Eliene Barbosa Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eliane Santana de Souza Oliveira Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.905

Palavras-chave:

Universidade, sociedade, ensino, pesquisa, extensão

Resumo

Este texto tratou de apresentar o Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisa e Educação Matemática Escolar (LIAPEME), vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana, como um possível estabelecedor de conexões entre a universidade e a escola. O seu objetivo é gerar e implementar formas de integração e articulação entre as pesquisas produzidas em Educação Matemática na Universidade e a prática docente em matemática nas escolas da Educação Básica. Nas experiências vivenciadas pelos professores ligados ao Laboratório foi possível compreendermos a necessidade de ampliação da comunidade de formadores-pesquisadores em Educação Matemática por meio de professores que desenvolvam competências profissionais que são específicas do exercício da docência, vislumbrando efetivar o tripé: ensino, pesquisa e extensão a favor da desmitificação da absolutização da matemática e o estabelecimento do diálogo com a sociedade.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Batistela, R. de F., Barbosa Lima, E. ., & Santana de Souza Oliveira, E. . (2023). Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisa e Educação Matemática Escolar: uma possível ponte entre a universidade e a escola. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 330–348. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.905