Entre histórias, rimas, prosas e cordéis: Movimentos do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática

Autores

  • Jonson Ney Dias da Silva Universidade Estadual Sudoeste da Bahia - UESB
  • Gerson dos Santos Farias Universidade Estadual Sudoeste da Bahia-UESB
  • Samuel Dias Alves Universidade Estadual Sudoeste da Bahia-UESB
  • Taíde Regis Silva Universidade Estadual Sudoeste da Bahia-UESB

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.909

Palavras-chave:

Educação Matemática, Perspectiva Freireana, Ensino de Matemática, Projetos de Pesquisa-Extensão, Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Grupo de Pesquisa

Resumo

A presente escrita tem como objetivo apresentar o Grupo de Articulação, Pesquisa e Investigação em Educação Matemática (GAIPEM). Para isso, iremos discorrer sobre sua criação, suas linhas de estudo, seu aporte teórico, seus projetos de pesquisa-extensão e seus próximos passos. Como base teórica, destacamos a influência dos estudos e discussões realizados no âmbito do grupo, como sendo disparadores de inquietações e movimentos de pesquisa e investigação. Nesse emaranhado, Paulo Freire ocupa um lugar de destaque, por conta de suas obras, que foram e são mobilizadas pelo grupo, a partir de ações que buscam a reflexão crítica sobre a realidade, frente a construção de uma sociedade, genuinamente, fraterna e igualitária. Para futuras ações, o grupo começa a se articular para o desenvolvimento de novas propostas e a ampliação de seus projetos de pesquisa-extensão, buscando novas linhas para o desenvolvimento destes. Nessa direção, estamos nos preparando para desenvolver projetos nas áreas da Educação Antirracista, Educação Financeira Crítica, trabalho com Tecnologias Digitais, Modelagem Matemática, Educação Quilombola entre outras temáticas que busquem relacionar o ensino da Matemática em uma perspectiva emancipatória e crítica.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Silva, J. N. D. da, dos Santos Farias, G. ., Dias Alves, S. ., & Regis Silva, T. (2023). Entre histórias, rimas, prosas e cordéis: Movimentos do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 170–183. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.909