A constituição de Grupos de/com Pesquisa em Educação Matemática atuantes na Bahia
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.911Palavras-chave:
Educação Matemática, Grupos de Pesquisa, CNPq, BahiaResumo
Partindo de um recorte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que estuda grupos de/com pesquisa em Educação Matemática no Brasil, descrevemos e analisamos como estão constituídos os grupos alocados no estado da Bahia, sob os aportes teórico-metodológicos da Educação, Educação Matemática e pesquisa descritiva de levantamento numa abordagem quanti-qualitativa. Recorremos ao nosso banco de dados, contendo 569 grupos, extraídos do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Nosso corpus investigativo resultou em 37 grupos devidamente certificados no CNPq, sendo analisados sob as seguintes categorias investigativas: (i) caracterização geral dos grupos de pesquisa; (ii) lócus dos grupos de pesquisa e (iii) práxis dos grupos de pesquisa. Os resultados indicam que os grupos possuem 64 líderes com predomínio de liderança coletiva [27 grupos] e 731 membros; apresentam média de criação de 8,1 anos, tendo o mais longevo 23 anos de atuação e grande parte entre 1 e 4 anos [15 grupos]. Todos os grupos estão alocados em Instituições Públicas, com destaque para as Estaduais [23 grupos]. Há um predomínio de grupos alocados nas Áreas Predominantes das Ciências Humanas/Educação e Ciências Exatas e da Terra/Matemática, com 21 e 12 grupos, respectivamente. Os grupos possuem em média 3 a 4 Linhas de Pesquisa e um total de 106 no cerne da Educação Matemática, sendo os principais Focos de Interesse Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias, História e Cultura. Evocamos uma agenda de investigação que possa privilegiar estudos futuros em torno da nossa região investigativa.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.