Contribuições Formativas do Pibid/Matemática: Identidade e Saberes Docentes
DOI:
https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.915Palavras-chave:
Formação de professores, Identidade Docente, Saberes docentes, PibidResumo
A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar e discutir as contribuições formativas das práticas desenvolvidas por estudantes-bolsistas, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), vinculados aoSubprojeto da área de Licenciatura em Matemática, desenvolvido em uma universidade pública baiana, nos últimos dois anos. A abordagem teórica adotada direciona o foco da investigação para o processo de formação inicial de professoresde Matemática, no qual exploramos duas dimensões fundamentais articuladas: a construção da identidade profissional e os saberes docentes envolvidos. O delineamento metodológico é consistente com uma pesquisa de caráter qualitativo,do tipo estudo de caso, uma vez, que os participantes da pesquisa se inserem nos mesmos contextos/espaços/instituições de formação de professores de Matemáticade uma mesma universidade e como bolsistas realizam conjuntamente as açõesdefinidas no mesmo Subprojeto. Os dados coletados e sistematizados abrangemdocumentos (institucionais tais como os projetos geral e específico que caracterizama proposta da universidade aprovada no Pibid/Capes; planos de aula e relatóriosproduzidos pelos estudantes-bolsistas) e dados empíricos como entrevistassemiestruturadas com estudantes-bolsistas e coordenadora do Subprojeto, além deobservações sobre as atividades realizadas, registradas em diário de Campo. Elesforam analisados através da metodologia da análise de conteúdo, numa perspectivainterpretativa, apoiada na fenomenologia, em que se busca compreender umfenômeno a partir das interações estabelecidas pelos sujeitos. Como participantesenvolvidos diretamente a pesquisa contou com seis estudantes de Licenciatura emMatemática, bolsistas de iniciação à docência, um coordenador de área (docente docurso de Licenciatura em Matemática) e um professore supervisor (docente daescola da rede Pública de Ensino) do Subprojeto de Matemática, vinculados aoEnsino Médio regular de uma das escolas participantes. A produção e coleta dedados ocorreu entre agosto de 2015 e fevereiro de 2016. A análise dos dadospossibilitou a construção de um quadro interpretativo no qual as açõesdesenvolvidas pelos participantes puderam ser compreendidas como inseridas numarede formativa de sujeitos, saberes e práticas – desta interpretação foi possível tecera análise das contribuições desta rede ao desenvolvimento dos saberes eidentidades dos estudantes-bolsistas, reconhecendo a suas demandas específicassobre estes objetos. Com base nesta análise foi possível identificar os saberesmobilizados pelos licenciandos em seus diferentes perfis identitários e inferir quequanto maior à diversidade de experiências proporcionadas pelo Pibid, maisoportunidades para que perfis diferentes se encontrem frente à docência e sedesenvolvam a partir de suas necessidades.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.