GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática

Autores

  • Irani Parolin Sant´Ana Universidade Estadual Sudoeste da Bahia - UESB
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana Universidade Estadual Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.941

Palavras-chave:

Grupo de Pesquisa, Colaboração, Cooperação

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão e análise da constituição e desenvolvimento do grupo de pesquisa GEEM[1] - Grupo de Estudos em Educação Matemática, vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com cadastro no Conselho Nacional de Pesquisa-CNPq[2] inicialmente em 2004 data de sua institucionalização. A sua criação possui o propósito de contribuir com as reflexões na área de Educação Matemática. Neste contexto, desenvolve ações na área do ensino, pesquisa e extensão, esta última materializada nas ações do Programa de Extensão Atividades Colaborativas e Cooperativas em Educação (ACCE), que teve início em 2006, desenvolvendo atividades na forma de pesquisas, cursos, oficinas para estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior. As atividades do GEEM e ACCE possuem característica colaborativas e cooperativas, assim iremos refletir sobre a seguinte pergunta de pesquisa: Quais as contribuições de um grupo de pesquisa para a formação inicial e continuada de professores de matemática? A análise desenvolvida nos permite concluir que as ações foram construídas e focadas nas ações desenvolvidas na escola, sala de aula na perspectiva da colaboração e cooperação e trazem contribuições significativas para os seus participantes.   [1] site: http://geem.mat.br [2] dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1398114630026787

Downloads

Publicado

2023-04-30

Como Citar

Sant´Ana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2023). GEEM - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Com a Palavra, O Professor, 8(20), 116–134. https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.941