O agravamento da desigualdade social no Brasil no governo de extrema direita: ataques aos direitos humanos e ao ideário crítico de Paulo Freire
Palavras-chave:
extrema direita; neoliberalismo; desigualdade social; direitos humanos; Paulo FreireResumo
O presente artigo discute o agravamento das desigualdades sociais no contexto político, econômico e educacional do Brasil sob o governo de extrema direita, bem como o ataque aos direitos humanos e ao pensamento crítico de Paulo Freire. A intenção é destacar dados relevantes que abordam a ampliação dessas desigualdades no país durante o mandato do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. O artigo aponta para a influência da ideologia neoliberal dominante, que perpetua e agrava as relações de poder desiguais entre opressores(as) e oprimidos(as). Nesse sentido, a obra “Pedagogia do oprimido”, de Paulo Freire, surge como a principal chave hermenêutica e metodológica para a análise crítica das questões sociais e educacionais relacionadas ao agravamento das desigualdades sociais e à luta pelos direitos humanos. Por fim, as considerações finais destacam a importância das contribuições de Paulo Freire no contexto atual, especialmente no que se refere à transformação revolucionária da sociedade.Referências
BACZKO, Bronislaw. Imaginação social. In: Enciclopédia Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda. vol. 5, 1985.
BARRET-DUCROCQ, Françoise (dir.). L’intolérance. Forum international sur l’intolérance. Paris: Bernard Grasset, 1997.
CALDEIRA NETO, Odilon. Neofascismo, “Nova República” e a ascensão das direitas no Brasil. Conhecer: debate entre o público e o privado, v. 10, n. 24, p. 120-140, 2020.
FREITAS, Marcos Cezar de; BICCAS, Maurilane de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.
BRASIL. Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providencias. Diário Oficial da União, 2006.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988. Disponível em: Constituição da República Federativa do Brasil (senado.leg.br). Acesso em: 21 mai 2023.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo. Boitempo Editorial, 2017.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948. Disponível em: Declaração Universal dos Direitos Humanos (unicef.org). Acesso em: 21 mai 2023.
FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. Global Editora e Distribuidora Ltda, 2015.
FERREIRA, Danilo de Vasconcellos; KRÜGER, Felipe Radünz; NETTO, Livian Lino. Reflexões sobre o Brasil em tempos de Barbárie e Pandemia. Revista Diálogos Insubmissos. Caruaru, PE. Brasil, Ano 5, v. 5, n. 18, mai/ago 2022.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 11. ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz & Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 34. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização – Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Morais, 1980.
FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.
GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
HAYEK, F. A. O caminho da servidão. São Paulo: LVM Editora, 2017.
HAYEK, F. A. Direito, legislação e liberdade: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e economia. São Paulo: Visão, 1985.
HOFFMANN, Rodolfo. Pobreza, insegurança alimentar e desnutrição no Brasil. Estudos Avançados, v. 9, p. 159-172, 1995.
INESC. Relatório "A experiência do ensino durante a pandemia de Covid-19 no Brasil". Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2021/11/MALALA-V1-Relatorio-Pesquisa_V6.pdf>. Acesso em: mar 2023.
INESC. Relatório “Depois do desmonte: balanço do Orçamento Geral da União Balanço do orçamento da União”. Brasília, 2023. Disponível em: <https://www.inesc.org.br/wp-content/uploads/2022/04/BalancoOrcamento2021-Inesc-1.pdf>. Acesso em: abr 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais 2018: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101629.pdf>. Acesso em: 28 mar 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais 2021: uma análise das condições de vida da população brasileira. Rio de Janeiro: 2021. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101892.pdf>. Acesso em: 28 mar 2023.
LÖWY, Michael. Neofascismo: um fenômeno planetário – o caso Bolsonaro. A terra é redonda, v. 24, 2019.
LEITE, Ana Paula da Mota. A alfabetização midiática e informacional em tempos de fake news e o legado de Paulo Freire. In: PADILHA, Paulo Roberto; ABREU, Janaina (orgs.). Paulo Freire em tempos de fake news: artigos e projetos de intervenção produzidos durante o Curso da EaD Freiriana do Instituto Paulo Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.
MARINI, Rui Mauro. Dialética da dependência. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 9, n. 3, p. 325-356, 2017.
MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
MOUFFE, Chantal. Por um populismo de esquerda. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
MOURA, Aline de Carvalho; CRUZ, Andreia Gomes da. As políticas educacionais e o agravamento da desigualdade social: considerações acerca do governo Bolsonaro. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 7, n. 12, 2022.
NARCIZO, Makchwell Coimbra. Jair Bolsonaro no universo da extrema direita. Revista Caliandra, Goiânia, v. 1, n. especial, p. 51‐67 ago/dez 2021.
OBSERVATÓRIO DO LEGISLATIVO BRASILEIRO. O governo de Jair Bolsonaro (PL) é o que mais cortou gastos com Educação, Ciência e Tecnologia. 2022. Disponível em: <https://olb.org.br/os-cortes-na-educacao-no-atual-governo/>. Acesso em: fev 2023.
PARSONS, Talcott. A estrutura da ação social. Vol. 1. São Paulo: Vozes, 2010.
PENSSAN, REDE. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil (II VIGISAN): Relatório final. Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar-PENSSAN. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022.
PIKETTY, Thomas. Capital e ideologia. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.
PIKETTY, Thomas et alii. World Inequality Report 2022. Paris: World Inequality Lab, 2022. Disponível em: <https://wir2022.wid.world/www-site/uploads/2022/03/0098-21_WIL_RIM_RAPPORT_A4.pdf.>. Acesso em: mar 2023.
PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO, (PNUD). Relatório do Desenvolvimento Humano 2019. Além do rendimento, além das médias, além do presente: Desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI. Nova York: PNUD, 2019.
REDE BRASIL ATUAL. Bolsonaro vai ao STF contra obrigação de levar internet a alunos de escola pública. 2021. Disponível em: < https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/bolsonaro-stf-contra-obrigacao-internet-escola-publica/>. Acesso em: mar 2023.
REDE BRASIL ATUAL. Veto de Bolsonaro ao reajuste da merenda escolar cria prejuízo bilionário aos estados. 2022. Disponível em: < https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/veto-de-bolsonaro-ao-reajuste-da-merenda-escolar-cria-prejuizo-bilionario-aos-estados/>. Acesso em: mar 2023.
RUBIM, Linda; ARGOLO, Fernanda (org.). O golpe na perspectiva de gênero. Salvador: EdUFBA, 2018.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
SALGADO, Karine (org.). O direito entre o sagrado e o profano. Belo Horizonte: Editora Expert, 2022.
SCOTT, John; MARSHALL, Gordon (ed.). A Dictionary of Sociology. Nova York: Oxford University Press, 2009.
SINGER, André. Brasil, junho de 2013: classes e ideologias cruzadas. In: Dossiê: Mobilizações, Protestos e Revoluções. Novos Estudos CEBRAP, ed. 97, v. 32, n. 3, nov. 2013.
SOUZA, Ana Paula Lemes de. Dignidade humana através do espelho: o novo totem contemporâneo. In: TRINDADE, André Karam; SOARES, Astreia; TORRES, Carlos Alberto (orgs.). Diálogo e práxis educativa: uma leitura crítica de Paulo Freire. Trad. Mônica Mattar Oliva. São Paulo: Loyola, 2014.
VETTORASSI, Andréa; OLIVEIRA, Dijaci David de; BENEVIDES, Rubens de Freitas. Direitos humanos no Brasil: os ataques às humanidades no governo Bolsonaro. Revista Humanidades & Inovação, v. 7, n. 20, 2020.
ZIEGLER, Jean. Destruição em massa: geopolítica da fome. São Paulo: Cortez, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.