Formação de educadores de Adultos em Cabo Verde: contribuição político pedagógica de Paulo Freire
Palavras-chave:
Educação, Formação, Alfabetização, Educadores, Cabo Verde.Resumo
O presente artigo apresenta a contribuição político-pedagógico de Paulo Freire na formação de educadores em Cabo Verde e suas repercussões nas políticas educativas, tendo por base um estudo realizado no âmbito do projeto de Doutorado em Educação (Varela, 2018). País arquipelágico, africano e saheliano, Cabo Verde é um dos raros países que desenvolveu uma política de educação e formação de adultos, original, com uma continuidade notável, um subsistema de educação extraescolar, paralelo e equivalente ao subsistema escolar, com um currículo e um programa específico, uma carreira de educadores integrada na carreira do pessoal docente e um sistema de reconhecimento e certificação. O realizado que conduziu à tese, propõe-se a contextualizar historicamente a formação de educadores e analisar os seus resultados, utilizando o estudo de caso, com caráter essencialmente descritivo. No que respeita à contribuição político-pedagógico de Paulo Freire, os resultados apontam que a formação de educadores teve repercussões positivas, nomeadamente, no desenvolvimento de conhecimentos para o exercício da profissão, na democratização do acesso à educação, na valorização da carreira profissional do Educador de Adultos e no fortalecimento do sistema educativo nacional.Referências
ARROYO, M. Formar educadoras e educadores de adultos. In: SOARES, Leôncio (Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006. p. 17-32.
CABO VERDE. Constituição da República de Cabo Verde. Lei constitucional nº 1/VII/2010. 2ª Revisão Ordinária. BO n° 17/2010, I Série. Retificado pelo BO nº 28 de 26 de julho de 2010, I Serie. Praia 2010
CABO VERDE. Relatório do Seminário de Formação de Coordenadores Regionais de Alfabetização. Praia. 1979
CABRAL, A. Guiné-Bissau: nação africana forjada na luta. Lisboa: Nova Aurora, 1974.
CONSELHO ECONÓMICO EUROPEU – CEE. Memorando sobre Aprendizagem ao Longo da Vida. Conselho Económico Europeu. Bruxelas: 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários a prática educativa. 36ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, P. MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
FREIRE, P. Amílcar Cabral: o pedagogo da revolução. Palestra: 8 de novembro de 1985. Brasília: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 1985.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade.11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, P. Cartas à Guiné Bissau. Registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GADOTTI, M. Educação de Adultos como Direito Humano. Cadernos de Formação 4. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
ROMÃO, J. E. & GADOTTI, M. Paulo Freire e Amílcar Cabral: a descolonização das mentes. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2012.
TAVARES, M. Formação de Professores e Trabalho Docente em Cabo Verde. 2014. Tese (Doutoramento em Educação: Currículo) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos. Repensando a Alfabetização. Brasília: UNESCO. 2014.
VARELA, F. O legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a formação político-pedagógico em Cabo Verde. In: MAFRA, Jason et al. (Orgs.). Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 Anos de Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, Esfera, 2009. p. 182-186.
VARELA, F. Concepções, trajetórias e práxis educativa: um estudo sobre o programa de formação de educadores de adultos em Cabo Verde. 2018. Tese (Doutoramento em Educação: Liderança Educacional) - Universidade Aberta, Lisboa, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE RESPONSABILIDADE Título do trabalho: Nome completo do (s) autor (es): O(os) autor(es) vem por meio desta declarar que o trabalho acima citado, enviado para publicação na Revista COM A PALAVRA, O PROFESSOR é um trabalho original, que não foi ou está sendo publicado em outro periódico, quer seja no formato impresso ou eletrônico. Declaro (amos), também que: 1)O presente trabalho está em conformidade com os Artigos 297 a 299 do Código Penal, Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940; da Lei no 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, sobre os Direitos Autorais. 2)Participei (amos) da construção do trabalho e desejo (amos) tornar pública nossa responsabilidade referente ao seu conteúdo. 3)Declaro (amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida. 4)Declaro (amos) que todas as afirmações contidas no manuscrito são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com provável exatidão. 5)Caso o trabalho envolva seres humanos, enviaremos também a autorização do Comitê de Ética e Pesquisa.